segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Atualização 2015 01 26

Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu convite à ACCAES e a centenas de outras entidades ligadas ao Movimento Negro para a cerimônia de posse da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, a realizar-se no próximo dia 06 de fevereiro, às 10h, em Brasília. A comissão terá como funções o resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.
A Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES) sente-se lisonjeada pelo convite e agradece fazendo votos de sucesso nesta empreitada que faz jus à Ordem Nacional dos Advogados: a busca por justiça histórica. Tal qual a busca pela verdade sobre a Ditadura Militar, a busca pela verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil trará importantes dados para que as pessoas físicas e as entidades tenham um melhor tratamento pelos gestores públicos, pois, infelizmente, tudo que é de origem africana ainda não têm o merecido valor. Muitas políticas públicas já existem; bem escritas, mas com pouco efeito real. Vide como exemplos as leis 10639/03 e 11645/08: existentes, mas sem o alcance devido pela ineficácia dos gestores.
Simbolicamente, o fato da não presença da ACCAES nessa importante cerimônia de posse retrata bem o que foi dito: mais uma Associação que “faz das tripas coração” para a manutenção e existência. Ir à Brasília é inviável às finanças de pequenas entidades ligadas ao Movimento Negro.
Saudações e que o axé ancestral dos negros injustiçados os acompanhem em cada estudo, em cada reunião e publicação. Estamos certos do benefício geral que trarão à sociedade.

Fernando Bueno (Mestre Tuti)
Presidente ACCAES-SC

Oficina de Confecção de Berimbau

No próximo dia 29 de janeiro (quinta-feira), às 21h, no CAM, a Associação Cultural Capoeira na Escola realizará a primeira etapa da Oficina de Confecção de Berimbau, tendo como tema: preparação da verga, da cabaça e do caxixi.
A segunda etapa da Oficina acontecerá no mês de fevereiro (lua minguante) e tratará dos procedimentos para a busca da madeira na mata (haverá prática).

Reunião da Associação Cultural Capoeira na Escola

Avaliar o ano de 2014, projetar o ano de 2015 e eleger a nova diretoria da ACCAES: esses foram os temas da 1ª reunião da Associação Capoeira na Escola em 2015, ocorrida no último sábado (24/01/2015).
            A nova diretoria ficou com a seguinte composição:
Presidente: Luis Roberto Pereira
Vice-Presidente: Alisson Mariano
1º Tesoureiro: Marcelo Barbosa Cruz
2º Tesoureiro: Lucas da Silva
1º Secretário: Leonardo Machado Soares
2º Secretário: Lucas Maheus Ferruci
Conselho Fiscal: José Elias Berben Junior, Carlos Alberto de Moraes Filho, Lucas Rosa Vieira
Suplentes do Conselho Fiscal: Viviane Isabel Gonçalves, Irani Bernardo dos Santos