terça-feira, 17 de março de 2015

Atualização 2015 03 17

Edital Elisabete Anderle

A Associação Cultural Capoeira na Escola teve seus três projetos aprovados na primeira etapa do edital de cultura do Governo do Estado, Elisabete Anderle. São eles:
·         Aniversário do Saci-Pererê - Esquetes educativos nas escolas sobre o folclore brasileiro;
·         Simpósio Catarinense de Capoeira: Patrimônio Cultural da Humanidade - Evento;
·         A Origem da Capoeira em Santa Catarina: Livro.
O resultado final será divulgado no final do mês de abril.

O Impacto Econômico dos Feriados

Outrora neste sítio: “...O Brasil possui onze feriados nacionais; desses, seis são ligados às datas sagradas da Igreja Católica e cinco são datas cívicas. Quando se cogita um (apenas um) feriado alusivo a um herói que fuja do etnocentrismo imperialista – como se pode ver nas qualificações dos feriados – ou a datas alusivas a outras religiões, a guerra estará armada.”
            A tal guerra é basicamente declarada pelo comércio (comerciantes e suas entidades representativas). Mas, para reflexão, seguem dados do Ministério do Turismo que trazem outro ângulo de visão que confronta o argumento de que o comércio sai perdendo com um novo feriado:
“O impacto econômico de seis feriados nacionais para a indústria nacional de viagens e turismo será de R$ 18,66 bilhões, de acordo com projeção do Ministério do Turismo.
O levantamento foi feito pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, e considerou um acréscimo de 20 dias para o calendário nacional de viagens de 2015.
Juntos, os feriados de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira) devem motivar cerca de 10,9 milhões de viagens domésticas extras por todo o País.”

Festival de Cantigas

Novas melodias e cantigas; talentos descobertos; muita emoção. Este foi o saldo do Festival Interno de Cantigas – 2015.
Aguardem as fotos e os resultados.