quinta-feira, 10 de março de 2016

Atualização 2016 03 10

Aniversário do Projeto Capoeira na Escola

No próximo dia 19 de março, enfim, acontecerá a comemoração pelos vinte anos do Projeto Capoeira na Escola. Será na Praça Central de Biguaçu, às 15h. Em caso de chuva, a roda acontecerá no Centro Cultural Casarão Born.

Convênio aprovado

O convênio para aplicação do Projeto Capoeira na Escola foi aprovado na última terça-feira pela Câmara de Vereadores. Aulas reiniciadas em todos os núcleos.

Naná Vasconcelos

Caso fosse para simbolizar as pessoas com um instrumento, Naná Vasconcelos seria o próprio berimbau. Esse fantástico percussionista mostrou ao mundo a riqueza de possibilidades sonoras do arco musical e da percussão brasileira.
Luz para Naná Vasconcelos.

Apresentações

Hoje (5ª), haverá apresentação na Academia Move Fit, Barreiros, às 20h30, para o início das aulas do Professor Corcel nessa conceituada academia.
            Já na sexta, haverá apresentação no Colégio Estadual Rosa Torres de Miranda, às 15h30, para divulgação das aulas do Professor Tarzan.

Erros sobre um histórico desafio entre Capoeira e Jiu-Jítsu
Texto revisado de Mestre Tuti

Consta em diversos sítios e livros sobre uma luta ocorrida no Rio de Janeiro, em 1909, entre o capoeira Ciríaco e um Japonês campeão de Jiu-Jítsu. Usualmente, aparecem duas argumentações que se espalharam em centenas de sítios escritas exatamente da mesma forma, comprovando a capacidade do mundo virtual de espalhar notícias usando o método “copiar e colar”.
A primeira é a de que Ciríaco deu uma cusparada no rosto do japonês treinador de Jiu-Jítsu da Marinha, Sada Miako, e então aplicou um rabo-de-arraia que culminou com o nocaute do adversário.
Com relação ao argumento acima, Mestre Nestor Capoeira, baseado na pesquisa de Jair Moura (A Capoeiragem no Rio de Janeiro através dos séculos), afirma que “as declarações de Ciríaco ao Jornal ´A Notícia´ não confirmam o mito da cusparada nos olhos. Na versão do capoeirista, o golpe fatal foi dado após alguns momentos de estudo: Ciríaco desnorteou o adversário com a ginga; fintou um tapa (´...risquei com a mão pra espantá tico-tico´); tentou derrubar com a ´rasteira´ (´risquei ele por baixo... mexeu, mas não cahio´); movimentou-se, enganando e novamente desnorteando o adversário (´tampei premero, distroci a esquerda, virei a pantana´); para só então desferir o ´rabo-de-arraia na chocolateira´ (cabeça).”.
A segunda argumentação, mais nociva que a anterior, diz que Sada Miako, o adversário de Ciríaco, era conhecido por Conde Koma. No entanto, o nome verdadeiro de Conde Koma era Mitsuo Esai Maeda, lutador oriundo do Japão, aluno de Jigoro Kano, que chegou ao Brasil somente em 1914 (a luta de Ciríaco foi em 1909), após já ter viajado por vários países desafiando lutadores de diferentes estilos. Koma trouxe o Jiu-Jítsu aprimorado no Japão (depois de a arte marcial ter nascido na Índia) e ensinou aos membros da família Gracie, responsáveis pelo novo aprimoramento, o atual Jiu-Jítsu Brasileiro, arte marcial que divulgou ao mundo as lutas de vale-tudo, hoje chamadas de MMA.
Ciríaco, de fato venceu um campeão de Jiu-Jítsu, como pode ser comprovado nos jornais de época; mas daí a dizer que o adversário era Conde Koma e aliado ao fato de dizer que venceu por causa de uma “cusparada”, é muita deturpação de informação e falta de pesquisa.