terça-feira, 29 de março de 2016

Atualização 2016 03 29

ACCAES na Folha de São Paulo

Na última quinta-feira (24/03), o Jornal Folha de São Paulo - uma das principais mídias de informação do Brasil – publicou matéria sobre o Turismo de Experiência que acontece na Grande Florianópolis e conta com a participação da Associação Cultural Capoeira na Escola com o produto chamado “Entre Gingas e Histórias, a Capoeira: Patrimônio Cultural da Humanidade”.
Clique e leia a matéria

Contramestre ou Mestrando

As terminologias na Capoeira são recentes e cada escola adota a que lhe convém pelos mais diversos motivos. Na época de Bimba e Pastinha, por respeito, somente os dois eram chamados de Mestre. Mas, Bimba já dizia: “Quando eu morrer, haverá um mestre em cada esquina.”. Comprovando ser um visionário, ele acertou na mosca.
Com relação ao título de Contramestre (escreve-se junto, sem hífen) valem considerações sobre algumas linhagens. Na Angola que tem o ícone Pastinha (existem outras Angolas), até hoje existem as carteirinhas entregues nos Encontros de Capoeira Angola com as titulações de Treinel, Contramestre e Mestre.
Já na Capoeira Regional, o título de Contramestre não é oficial, mas existe. Segundo Mestre Boinha, eterno discípulo de Bimba, “o contramestre é aquele que é chamado pelo Mestre para auxiliar a mostrar uma parte da sequência ou da cintura desprezada; ou seja, pode ser qualquer um naquele momento. Acabada a explicação, o contramestre deixa de existir.”.
Sob a influência das Universidades, hoje muitos dos grupos contemporâneos adotam o termo Mestrando para designar aquele que está prestes a ser reconhecido Mestre.
Nós, da Associação Capoeira na Escola, usamos o termo Contramestre por ter bastante a ver com o universo dos ofícios populares: o contramestre de obras, de pescas e embarcações, de carpintaria etc. O Contramestre vem daquele que contrabalança as ações do Mestre; que dá uma opinião sobre as condições do mar; o que fica na proa, enquanto o Mestre está na popa e vice-versa.