quinta-feira, 24 de novembro de 2016

5º Encontro Catarinense de Capoeira Especial

Governador Celso Ramos sedia 5º Encontro Catarinense de Capoeira Especial

Aconteceu no último dia 17 de novembro, em Governador Celso Ramos, a quinta edição do Encontro Catarinense de Capoeira Especial. Duzentos e vinte pessoas participaram do evento, vindos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Associação Catarinense dos Portadores da Síndrome do X Frágil, Associação Amigo Down, Lar São Gabriel e das APAEs de Brusque, Biguaçu, Nova Veneza, Camboriú, Garopaba, e de Governador Celso Ramos. Participaram também representantes dos Grupos de Capoeira: Associação Cultural Capoeira na Escola, Gunganagô, Capoeira Brasil, Camará e Acaprás.
A bela cidade de Governador Celso Ramos abraçou a causa do Encontro e a Escola Especial Maria Veríssimo da Silva deu um show de carinho e de organização. Ambos os representantes da Apae anfitriã, Diretora Ana Paula Silva e Luís Roberto Pereira, conhecido como Contramestre Cabrito, destacam que “foi muito gratificante poder ver a aceitação do poder público e das empresas da região para esta proposta. Em qualquer local que apresentávamos a ideia conquistávamos mais parceiros, essenciais para a realização deste momento único para o município.”
O Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre) abriu as suas portas para receber os capoeiristas de diversas regiões do estado e o Prefeito, Juliano Duarte Campos, foi quem deu as boas vindas, exaltando a importância da atividade e colocando a municipalidade à disposição para novas realizações.

A programação

Após a apresentação das autoridades presentes, o Hino Nacional com a Orquestra de Berimbaus oficializou a abertura que foi seguida pelos relatos de experiência dos municípios que participaram pela primeira vez do Encontro, Garopaba e Camboriú. Em seguida, foi a vez dos Educadores que ministram as aulas de Capoeira de forma inclusiva demonstrarem suas habilidades para a alegria dos capoeiristas com deficiência.
O período da tarde foi marcado pela realização do primeiro Festival de Cantadores, ação que surpreendeu a todos pela qualidade vocal, pelo ritmo e diferentes timbres de voz dos participantes. O capoeirista Max, da APAE de Camboriú, ficou em primeiro lugar, seguido por Uélinton, da APAE de Governador Celso Ramos.
Antes de começar as apresentações por município, que teve Brusque como a primeira roda, a capoeirista Viviane Voss, da APAE de Brusque, fez um relato sobre o prêmio recebido por ela e mais quatro colegas pelo envio de um vídeo educativo à ação do Ministério da Educação intitulada “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti”. Segundo a capoeirista Viviane, “foi uma experiência maravilhosa, uma sensação de que a gente pode, de que a gente consegue.”.
A Apae de Nova Veneza, com a coreografia que mescla: Samba de Roda, Capoeira e Maculelê, foi a segunda a se apresentar. Em seguida, vieram as APAEs de Camboriú e Garopaba. Biguaçu e Governador Celso Ramos, além da Capoeira, fizeram a apresentação da Puxada de Rede. Os usuários da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), junto aos representantes da Associação Catarinense dos Portadores da Síndrome do X Frágil, da Associação Amigo Down e do Lar São Gabriel, fizeram a apresentação final composta por uma roda de capoeira com sessenta pessoas. Todas as delegações receberam medalhas de participação oferecidas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Encerramento

O idealizador do evento e Mestre de Capoeira, Fernando Bueno (Tuti), Educador Físico do Centro de Educação Física da FCEE, fez questão de enfatizar a felicidade dos participantes, agradeceu a presença e empenho das delegações e anunciou o retorno do Encontro Catarinense de Capoeira Especial à FCEE, em 2017.