Boi de mamão e Capoeira
Em 2019, a Associação Cultural Capoeira na Escola (Accaes) foi contemplada com o prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura. O objetivo descrito foi o de qualificar a apresentação do folguedo popular do Boi de mamão, já presente nas ações da Accaes, melhorando a conceituação histórica dos agentes culturais envolvidos, bem como, melhorando a estética dos personagens com novos materiais e tecidos utilizados nas oficinas propostas.
Os pontos de intersecção
entre o jogo da Capoeira - manifestação cultural difundida mundialmente e reconhecida
como patrimônio cultural da humanidade em 2014 – e o folguedo popular do Boi de
mamão são mais evidentes do que se possa imaginar. A começar pela origem, ambas
as manifestações culturais são heranças culturais dos negros escravizados no Brasil-colônia,
que depois receberam influências indígenas e portuguesas (açorianas).
A Capoeira surge como forma
de resistência ao sistema escravocrata; já o folguedo do Boi de mamão suscita,
desde os ancestrais de diferentes regiões do planeta, a exaltação ao ser
mitológico que representa força e vitalidade. Assim, nos domingos à tarde,
únicos momentos de repouso, os negros brincavam com o Boi ou, disfarçadamente,
dançavam a Capoeira, no intuito de esconder a luta que os libertaria do
cativeiro.
A navalha, antigamente usada
nas maltas, exaltada na memória histórica da Capoeira, foi trazida de Portugal
e assimilada pelos valentes capoeiristas que ajudaram o País a vencer a Guerra
do Paraguai. Aos vencedores, a carta de alforria e a possibilidade de morar pelo
Sul do Brasil, já que, em sua maioria, moravam no Rio de Janeiro e Bahia,
gerando uma miscigenação cultural com habitantes locais.
Dessa forma, o contexto
histórico do século XIX proporcionou que se unissem a batucada africana, ‘o boi
na corda’ praticado no arquipélago dos açores, a brincadeira domingueira do boi
pelos escravizados no Brasil, com o fato dos Jesuítas se aproveitarem do
folguedo para incutir valores religiosos como a ressurreição, a fidelidade em
detrimento ao adultério etc., o que fez com que o Boi de mamão se tornasse uma
manifestação cultural de forte apelo popular.
Por fim, ‘capoeira’ é um
termo de origem indígena que significa ‘mato ralo’, ou seja, o mato que acabou
de ser roçado ou que alimentou o boi. Com este projeto, a Associação Cultural
Capoeira na Escola busca fortalecer ainda mais os laços entre essas duas
manifestações tão presentes na cultura da Grande Florianópolis.
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