terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atualização 2020 11 10

O Samba Daqui

Em 2011, a Associação Cultural Capoeira na Escola participou do curta-metragem “O Samba Daqui”, dirigido por Melina Curi e protagonizado pelo ator Sérgio Mamberti e pelas crianças Manoela Ribeiro e Diogo Silveira (integrante do Projeto Capoeira na Escola à época).

Segue link para relembrar (clique na foto).

Rás Bernardo

No final da década de 1980, havia começado a treinar Capoeira e, como grande parte dos adolescentes de periferia, curtia os sons que embalavam as comunidades: Racionais MC’s, Michael Jackson, muito samba e reggae.

Neste último estilo, Bob Marley era (é) o ícone; Alpha Blondy tinha uma melodia e um protesto pacífico muito próprios; e do Brasil, Tribo de Jah e Cidade Negra foram trilhas sonoras de muitas festas de garagem, daquelas que cada um levava algo para beber e comer, e que na hora das músicas lentas a “pista” ficava quase vazia pela timidez típica da idade (daquele tempo!).

Contextualizado o momento e a pessoa, e sem me caber julgamento, registro a tristeza por ter visto uma reportagem com a situação atual do primeiro vocalista da banda Cidade Negra, Rás Bernardo, alguém que fez parte de minha formação cultural. Depois do grande sucesso no grupo musical, hoje o cantor mora com auxílio de amigos em Florianópolis, numa situação financeira precária, similar a situação de muitos mestres de Capoeira que já se foram.

Lei Aldir Blanc: Edital inciso III - Biguaçu

Conforme anunciado aqui, foi publicado o edital do inciso III da Lei Aldir Blanc em Biguaçu. As inscrições vão até o dia 17 de novembro para as três modalidades: Apresentações Artísticas, Projetos Livres e Lives.

Clique na imagem para fazer a inscrição de seu projeto.