terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 10/01/2011

ONU proclama 2011 como Ano Internacional dos Afro-Descendentes

A comunidade internacional já afirmou que o tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavoradora não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pelo desrespeito à humanidade. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, “os afrodescendentes estão entre as comunidades mais afetadas pelo racismo e enfrentam demasiadas vezes restrição de acesso a serviços básicos, como saúde e educação de qualidade". Ban lembrou ainda das metas de integração e promoção da equidade racial estabelecidas pelos países-membros da ONU na Conferência de Durban, em 2001.
Com base nos argumentos acima, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no mês de dezembro de 2010, em Nova Iorque, o ano de 2011 como sendo o Ano Internacional dos Afro-Descendentes.
Mais da metade de população brasileira tem ascendência africana. Com a segunda maior população negra do planeta (e primeira fora do continente africano), a missão do Brasil na ONU congratulou a celebração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, como ‘uma ocasião para chamar atenção para as persistentes desigualdades que ainda afetam esta parte importante da população brasileira’.

Infância sem racismo

A discriminação racial persiste no cotidiano das crianças brasileiras e se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos.
Com a campanha ‘Por uma infância sem racismo’, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e seus parceiros fazem um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e sobre a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.
Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil. Visite o site: infanciasemracismo.org.br

Utilidade Pública Estadual

Após comprovar a eficiência e importância de suas ações para o Estado de Santa Catarina, tais quais: produção de eventos culturais em diversas regiões do Estado – Intercâ­­­mbio Nacional de Capoeira, Festival “O Pulo do Gato”, Dia Nacional do Samba, Semana Afro-Biguaçuense, Batismo de outros Grupos de Capoeira (Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Piçarras etc.) -; participação em eventos comunitários (Olimprocasa, Força Tarefa na Comunidade Quilombola de Paulo Lopes); além das ações incisivas de disseminação da Capoeira como ferramenta de luta contra o racismo e pela inclusão social de pessoas historicamente discriminadas (negros, índios, pessoas com deficiência etc.), a Associação Cultural Capoeira na Escola recebeu o reconhecimento estadual de entidade de utilidade pública. A efetivação se deu em dezembro de 2010 pela Assembleia Estadual.

Eleição da ACCAES

Neste sábado (15/01), acontecerá a reunião de avaliação de 2010, projeção para 2011 e eleição da diretoria para gestão da Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES) em 2011. Será às 14h, no Centro de Artes Marciais (CAM) de Biguaçu. Após, haverá roda na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos).