terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 24/01/2011

Roda da Madrugada adiada

Devido às chuvas do último final de semana, a Roda da Madrugada foi adiada para o próximo sábado (29/01). O local é o mesmo, Praia do Luz, Imbituba.
            Caso a situação da BR 101 não ofereça a segurança necessária ao deslocamento dos participantes, a roda poderá novamente ser adiada ou ter mudança de local. Mais informações no Blog: capoeiranaescola.blogspot.com

50 anos de Cacique de Ramos

Em 2003, os Capoeiras do Projeto: Tuti, Rosa, Clone, Corcel e Gafanhoto, estiveram no berço do samba de partido alto, a sede do Bloco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, e, embaixo da famosa Tamarineira, conheceram um pouco de sua história.
Nascido em 20 de janeiro de 1961 - Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro – pela reunião de três famílias com o objetivo de formar um Bloco de Carnaval, o ‘Cacique’ teve Glória Maria, Jornalista Global, como 1ª Princesa; já foi tese de doutorado; teve exposição de suas imagens (fotografias e pinturas de fantasias) na Bienal de Veneza; já foi tema de infindáveis músicas e sambas-enredo.
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos consagrou vários nomes do samba, comprovando a sua importância cultural e musical para o mundo: Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, João Nogueira, Dudu Nobre, Mussum (Trapalhões), Neguinho da Beija-Flor, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Alcione. Quanta alegria; quanta poesia! Salve o Cacique de Ramos.

Projeto: Bê-á-bá do Berimbau

Em 2011, mais um projeto fará parte das ações Associação Cultural Capoeira na Escola. Trata-se do Projeto “Bê-á-bá do Berimbau”, que visa destinar um curto período de cada treinamento para que os alunos leiam livros ou revistas relacionados à Capoeira e africanidade. A atividade em conjunto estimulará o hábito extra-treinos e a intenção é a de que cada aluno conclua suas leituras e compartilhe com os colegas o que aprendeu.

Santa Africana

Você sabia que a Santa que dá nome ao nosso estado nasceu no continente africano?
Na próxima coluna, traremos a história.de Santa Catarina.