terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 17 01 2011

Roda da Madrugada – 2011

Roda de Capoeira onde os instrumentos começam a tocar à meia noite, sob a única regra de não poder parar até o primeiro raio de sol iluminar os jogadores.
            O evento gratuito conta ainda com apresentações de: Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Percussão, e com acompanhamento de frutas, churrasco e muita amizade.
Este ano, a roda acontecerá na Praia do Luz, na madrugada de sábado (22) para domingo (23/01/11). Situada na cidade de Imbituba, a Praia do Luz é rodeada por cenários deslumbrantes: ao norte, a Praia do Rosa, famosa por ser propicia à pratica de surf; ao sul, Ibiraquera, com sua lagoa e seu mar ideal para a prática do Kitesurf; ao leste, a ilha do Batuta, encantadora e acolhedora de uma fauna majestosa. Num cenário como esse só faltava o ecoar do atabaque, pandeiros e berimbaus e a energia da Capoeira, que entrará em simbiose com o alto astral da natureza proporcionando uma madrugada de muita cultura, amizade e descontração.

“Mais do que uma simples roda, é um tributo à Natureza,
um desafio às qualidades físicas,
um louvor à ancestralidade da Capoeira”.

Eleição

A Associação Cultural Capoeira na Escola realizou no último sábado a reunião de avaliação de 2010, projeção de 2011 e eleição para a diretoria que fará a gestão no ano corrente. Pelo último ano, Fernando Bueno, o Mestre Tuti, assume a presidência com os demais cargos ficando dispostos desta forma:
Vice-Presidente: Gustavo Felipe Borba de Amorim;
1º Secretário: Cesar Bueno;
2ª Secretária: Dagmar Pereira;
1º Tesoureiro: Luis Roberto Pereira;
2º Tesoureiro: Felippe Cesar da Silva;
Conselho Fiscal: Alisson Mariano, Robson Pedra, Juliano Ribeiro.
            Após a reunião, aconteceu a roda na Praia de Palmas que chamou a atenção de dezenas de turistas e banhistas locais.

Chuvas no Rio de Janeiro

Vários capoeiras de Santa Catarina ficaram precupados com a situação de Mestre Vuê, parceiro do Projeto Capoeira na Escola, presente em vários eventos de Capoeira na Grande Florianópolis, morador da região Serrana no Rio de Janeiro. Por e-mail, o mestre respondeu que a situação local é muito triste, mas que, felizmente, com ele e a família está tudo bem.
O Projeto Capoeira na Escola está incentivando a arrecadação de donativos para os atingidos pela chuva em diferentes regiões do país. Basta procurar o Corpo de Bombeiros ou a Cruz Vermelha (Estreito) e deixar seus donativos. Materiais de higiene (escova de dentes, creme dental, shampoo, fralda etc.), água, enlatados, são os mais indicados. Participe!