terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 14 02 2011

Destaques Negros



O Bloco Liberdade convida a todos para a 18ª Edição do Troféu Destaques da Raça Negra. O evento premia as personalidades que se destacaram em ações afrodescendentes na Grande Florianópolis. Em 2010, a entrega aconteceu no Casarão Born, Biguaçu, mostrando o respeito à diversidade etnorracial da municipalidade, que apoiou de todas as formas possíveis o intento. Sucesso, diga-se de passagem, contando com a presença de diversas personalidades do movimento negro, autoridades locais e da Senadora Ideli Salvatti.
Este ano, mantendo sua característica itinerante, o evento acontecerá no Restaurante Praça 11, São José (em frente ao Supermercado Bistek – Praia Comprida), às 20h da próxima sexta-feira (18/02). A entrada é franca.

Identidade

            Estive no show do Grupo Revelação no dia 05 de fevereiro em Floripa, e, de lá para cá, um ponto de interrogação ficou em minha mente: o que faz um grupo musical ou artista solo perder, total ou parcialmente, a sua identidade?
            Em 2002, estivemos (Rosa, Gafanhoto, Clone e Corcel) no Rio de Janeiro e trouxemos o CD do grupo em questão. Era um sucesso por lá que ainda não havia se espalhado pelo Brasil, mas que, pela qualidade da banda, era uma questão de tempo acontecer. O Revelação era até apelidado de “novo Fundo de Quintal”, numa alusão ao mais tradicional grupo de samba do mundo. As músicas eram muito melódicas; os arranjos diferentes; o cavaquinho, o banjo e o violão apareciam nitidamente em oposição aos teclados e guitarras dos “pagodeiros”.
Hoje, o grupo ainda mantém parte de seu perfil inicial, mas as composições estão mais comerciais, com os “laiás-laiás” da vida e as rimas fáceis, e o que me levou à indagação foi ouvir e ver a banda cantando Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Claudia Leitte, ou seja, faltou personalidade; a mesma que faltou ao Exaltasamba quando começou a cantar em seus shows (pasmo) até mesmo o rap do Tropa de Elite e Lulu Santos. Essas posturas combinam com bandas que tocam em formaturas!
            Confirmar que ‘Dinheiro’ responde ao questionamento tema faz com que me aprofunde em Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Nelson Sargento. “Tempos idos...”

Falando em Nelson Sargento
Samba,
Agoniza, mas não morre,
Alguém sempre te socorre,
Antes do suspiro derradeiro.
Samba,
Negro, forte, destemido,
Foi duramente perseguido,
Na esquina, no botequim, no terreiro.
Samba,
Inocente, pé-no-chão,
A fidalguia do salão,
Te abraçou, te envolveu,
Mudaram toda a sua estrutura,
Te impuseram outra cultura,
E você nem percebeu,
Mudaram toda a sua estrutura,
Te impuseram outra cultura,
E você nem percebeu.
Música: Agoniza, mas não morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário