terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 31 01 2011

Santa Africana

Coincidentemente, na época em que o Egito vive uma grande crise interna, falaremos hoje sobre Santa Catarina. Ela nasceu em Alexandria, cidade principal do Egito, continente africano. Era filha de uma ilustre família da antiga nobreza, descendente, em linhagem direta dos reis e governadores do país. Possuía inúmeros dons, tanto físicos como morais e era dotada de uma inteligência clara e brilhante.
Quando seu pai, reis Costus, faleceu, Catarina retirou-se com sua mãe Sabinela para as montanhas da Cilicia onde travou conhecimento com Ananias, velho sacerdote, amável e comunicativo.
Com a morte da mãe, Catarina procurou relações de amizade com servos e servas de Deus, e transformou sua residência em lar cristão. Progrediu tão rapidamente na ciência divina que, dentro em pouco, era mestra na ciência da fé.
O imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e sua doutrina. Tendo conhecimento do grande preparo de Catarina, prometeu um prêmio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para desorientá-la. Ela, porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria, que os próprios filósofos abandonaram o erro.
O imperador, surpreendido pelo êxito inesperado da discussão, procurou, por todos os meios, arrancar Catarina do cristianismo. Adulações e promessas de fazê-la imperatriz, tudo em vão.
Com soberano desdém, a donzela repeliu as ofertas de Maximiano. Cheio de raiva, o monarca empregou, então, a violência e a crueldade. A jovem foi lançada em um cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá era mais linda e deslumbrante que nunca. Como nada fosse capaz de obrigá-la a renunciar a fé, Catarina foi entregue aos algozes. Condenada ao martírio da roda, no momento, em que ia ser estendida sobre ela, fez Catarina o sinal da cruz e esta se despedaçou imediatamente. Este milagre fez com que o povo rendesse louvor ao Deus dos cristãos e a própria imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus. Cada vez mais irritado e enfurecido, Maximiano percebendo que promessas, ameaças, súplicas, adulações não conseguiram fazê-la apostatar, pronunciou a sentença de morte e mandou levá-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor, agradecimento e súplica ao verdadeiro Deus, foi Catarina decapitada.
Seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Mais tarde, sobre sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
Fonte: acsc.org.br

Roda da Madrugada

E de fato, a instabilidade da BR 101 não ofereceu a segurança suficiente para a passagem dos capoeiras para a Roda da Madrugada. Como as obras emergenciais de contenção já estão acontecendo, a roda foi adiada mais uma vez, agora para o dia 19 de fevereiro, com direito a lua cheia no céu. Mais informações no Blog: capoeiranaescola.blogspot.com

Jogos de Verão

O Projeto Capoeira na Escola fez uma apresentação nos Jogos de Verão de Biguaçu. Dezenas de pessoas presenciaram esse importante momento cultural já tradicional na realização deste evento.