sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fala Capoeira 07 02 2011

S.R 17 de Maio

Infelizmente, registro o término da aplicação do Projeto Capoeira na Escola na S.R 17 de Maio. Foram quase quinze anos - 11 de março de 1996 – que fizeram com que aquele espaço fosse consolidado como um dos locais com maior tempo de prática cultural tendo como eixo a Capoeira em Santa Catarina. Por ali passaram grandes Mestres, verdadeiras enciclopédias da cultura negra: João Pequeno, Gildo Alfinete, Vuê, Ciro, Boa Gente, Toni Vargas, Pele do Tonél, Nenel, Xaréu, Cafuné, Boinha, Piloto, Mudinho, Pé-de-Chumbo, Boca Rica; sempre em sintonia com as centenas de crianças, adultos (inclusas as pessoas com deficiência) e idosos.
O desespero da busca por soluções para sanar as dívidas do imóvel, fez com que a gestão atual aumentasse em duzentos porcento (200%) a locação pensando em ser essa a saída para as mazelas herdadas. Sendo assim, ficou inviável a continuidade da prática de Capoeira, única ação cultural contínua, até que a Sociedade Recreativa se reestabilize economicamente e que se entenda - essa ou uma nova gestão - a grandeza da movimentação cultural ali já eternizada.

Preto-Velho

Cafundó é um filme inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo (Lázaro Ramos), deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Esse choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele abandona-se nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontra-se a sua imagem, o Preto Velho João de Camargo.

Roda em Palmas

No próximo sábado (12/02), haverá mais uma roda do Projeto Capoeira na Escola na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos). Será às 17h.

Aulas em Biguaçu

A Associação Cultural Capoeira na Escola informa que está em trâmite o convênio para a aplicação das aulas de Capoeira no município. Assim que a situação se defina, os educadores do Projeto e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, farão a divulgação nas escolas juntamente com as inscrições para o reinício das atividades. Mais informações: (48) 9613 2189 ou 3285 3020.