terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 02 21

Atriz
As rodas perdem uma grande Capoeira... O céu ganha mais uma estrela.
Com pesar, informo o falecimento de Jandira, conhecida como Atriz devido a suas atuações emocionantes nas apresentações da puxada de rede.
Jandira era tão amante de esporte que, como numa previsão, pedira para ser levada a um Ginásio quando partisse. Deixa saudades e lembranças muito boas, como a de sua pastinha com recortes de jornal sobre Capoeira; como os jogos tentando derrubar os demais; como o seu belo Aú; como o seu carisma que a fez querida por todos.
Invertendo os papéis, hoje me sinto um Pedro chorando por você. Esteja com Deus, Atriz.

Roda da Madrugada
            Após alguns adiamentos por conta das chuvas, aconteceu, enfim, a tão aguardada Roda da Madrugada - 2011. A Praia do Luz (Imbituba) foi o palco de uma noite de muita riqueza cultural: Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, Percussão, Dança Afro, Música Negra, e muita Capoeira, tornaram a noite inesquecível. Segue depoimento do graduado Juba, que pela primeira vez participou da roda.
“Ansiedade, tensão, empolgação... Chegou a lua cheia e com ela a mudança do tempo. As mãos e os pés são as ferramentas que misturam a terra e o ar à luz dos lampiões e sob a vigilância lunar constante. No quintal da ‘Mãe D’água’ as energias se fundem: maculelê, danças africanas, capoeira, músicas do cenário nacional... A nota solta do berimbau é o aviso de que a África toma forma nos jogos cadenciados exalando “malandragem”. O ritmo sobe e abençoa-nos com a chegada do São Bento Grande; força, velocidade e destreza para os guerreiros que presenciam a lenta mudança de cores no firmamento. E da Bahia, Mestre Bimba junta-se para cadenciar novamente o ritmo com o jogo da Regional. O lilás no horizonte marca o momento de puxarmos a rede, agradecendo ao Todo as graças recebidas. Missão cumprida. As notas musicais incessantes desde o princípio foram as testemunhas de mais uma Roda da Madrugada. Axé.”

Inscrições abertas
As inscrições para as aulas de Capoeira estão abertas. As aulas acontecerão nas seguintes escolas: Roldão, Ruth Reis, Maria de Lourdes Scherer, Joaquim Cardoso, REPAM, APAE, Viegas, e - para as demais escolas – no Centro de Artes Marciais (CAM). O início dos treinamentos será no dia 01 de março.
Os interessados podem entrar em contato nos seguintes telefones:
(48) 3285 3020 – SOL
(48) 9613 2189 – Mestre Tuti