terça-feira, 1 de março de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 02 28

Etnorracial e Étnico-racial
Ocorre uma confusão por conta da reforma ortográfica em relação às expressões ‘etnorracial’ e ‘étnico-racial’. Assim, fomos pesquisar para repassar a informação correta.
A palavra ‘Etno’ não tem valor quando escrita sozinha, ou seja, é somente um prefixo. Por isso, a palavra ‘etnorracial’ é escrita desta forma, já que sua subsequente inicia-se com ‘r’. Caso iniciasse com ‘h’, usar-se-ia o hífen.
Já a expressão ‘étnico-racial’, mesmo com a reforma ortográfica, permanece com hífen, pois é regida pela regra dos compostos comuns, ou seja, são dois adjetivos e, portanto, devem ser escritos separados e com hífen.

Senador Magno Malta
            Num discurso no Senado, o Senador Magno Malta (Espirito Santo) enalteceu a importância das lutas como ferramenta contra as drogas e as bebidas alcoólicas. Falou com propriedade dos lutadores brasileiros de expressão internacional que não recebem a valorização devida em seu próprio país. Aproveitou para rechaçar as frequentes propagandas de cerveja com jogadores de futebol e, inclusive, o técnico da seleção, afirmando ser uma atitude gananciosa e de referência negativa aos jovens.
Por fim, soltou a pérola abaixo, como retrato de sua personalidade de lutador que fez com que chegasse ao Senado Brasileiro:
“O medo eu conheço só de nome, pois nunca alguém me apresentou.”

Ziraldo e Bloco de Carnaval causam polêmica
O bloco carnavalesco "Que m. é essa?" (Rio de Janeiro) assumiu uma posição política bastante questionável neste carnaval. O bloco faz galhofa e questiona junto com Ziraldo o parecer do CNE - Conselho Nacional de Educação - contra expressões racistas do escritor Monteiro Lobato nos livros infantis. Em represália, Ziraldo desenhou para o bloco uma camiseta em que Lobato está abraçado a uma mulher negra. Questionado em entrevista, Ziraldo disse: "A gente pratica um racismo sem ódio".
A escritora Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor", não gostou nem um pouco da declaração de Ziraldo. E muito menos do tema escolhido pelo Bloco para o carnaval deste ano. Em carta aberta ao cartunista, postada num blog, Ana Maria mostrou seu descontentamento com o tema:
"A gente quem, Ziraldo? Para quem você se (auto) justifica? Quem te disse que racismo sem ódio, mesmo aquele com o "humor negro" de unir uma mulata a quem grande ódio teve por ela e pelo que ela representava, não é racismo? Monteiro Lobato, sempre que se referiu a negros e mulatos, foi com ódio, com desprezo, com a certeza da própria superioridade, fazendo uso do dom que lhe foi dado e pelo qual é admirado e defendido até hoje", diz um dos trechos da carta.
Em 1928 Monteiro Lobato lamentou que os brancos brasileiros não tivessem capacidade de fundar aqui uma Ku Klux Klan.
Um grupo de cidadãos antiracistas está se mobilizando para protestar contra essa afronta travestida de alegria carnavalesca ao longo do trajeto do bloco no próximo sábado em Ipanema, Rio de Janeiro.

Aniversário do Projeto Capoeira na Escola
No dia 11 de março, o Projeto Capoeira na Escola completa 15 anos de atuação em Biguaçu. A comemoração será na Praça Central no dia 12 de março (sábado) com roda e lanche comunitário, às 10h.

GEMA
Parabéns ao Bloco Liberdade - professores Marcos Canetta e Marcos Moita - pela criação de seu Grupo de Estudos Mente Aberta (GEMA). O eixo é capacitar os jovens para o enfrentamento aos obstáculos da desigualdade social através da articulação ideológica.