terça-feira, 29 de março de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 03 28

Revolta dos Búzios

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, em quatro de março último, a Lei 12.391, que determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta de Búzios no Livro de Aço dos Heróis Nacionais - exposto permanentemente no Panteão da Pátria e da Liberdade, localizado no Eixo Monumental, Praça dos Três Poderes, na capital do Brasil -. Enforcados em praça pública, João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga são símbolos do movimento que reviu os ideais de liberdade e igualdade no País.
A Revolta ocorreu em 1798, época em que os princípios iluministas e a independência dos Estados Unidos influenciavam fortemente os ideais libertários dos brasileiros, que contrastavam com a precária condição de vida do povo negro. O grande diferencial do movimento foi a articulação de grupos mais pobres da população baiana para defender propostas que realmente os representassem.

Conheça os heróis da Revolta dos Búzios


João de Deus do Nascimento (1761 – 1799)
Filho de mulata alforriada com português, João de Deus nasceu em Salvador. Inconformado com a situação de miséria da colônia, participou de reuniões secretas, juntamente com estudantes, comerciantes, intelectuais, soldados e artesãos. Ao tomar conhecimento da Revolução Francesa, passou a discutir os ideais liberais e as possibilidades de sua aplicação no Brasil.
Lucas Dantas de Amorim Torres (1775 – 1799)
Pardo, escravo liberto, soldado e marceneiro, Lucas Dantas foi o responsável pela reunião de representantes das mais diversas classes sociais para debater sobre a liberdade e a independência do povo baiano.
Manuel Faustino Santos Lira (1781 – 1799)
Filho de escrava liberta e pai desconhecido, Manuel Lira também nasceu em Salvador. Foi um dos primeiros suspeitos pela autoria de panfletos anônimos que conclamavam a população a defender a “República Bahiense”.
Luís Gonzaga das Virgens e Veiga (1763 – 1799)
Soldado, negro, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga era o mais letrado entre os líderes da revolta. Descendia de portugueses e crioulos. Sentiu e expressou o sentimento de revolta contra o preconceito de cor dominante no seu tempo. Foi autor do mais polêmico manifesto feito durante o movimento.

Orientações de Mestre Bimba

*Gingar sempre;
*Esquivar sempre;
*Jogar sempre próximo ao parceiro;
*Todos os movimentos devem ter objetivo;
*Conservar, no mínimo, uma base no solo;
*Obedecer ao ritmo do berimbau;
*Respeitar as guardas vencidas; e
*Zelar pela integridade física e moral do outro jogador.

História da África

Está disponível no site da UNESCO (unesco.org.br) o download da coleção sobre História da África em Português. São oito capítulos que dissertam sobre o continente de origem da humanidade desde a sua pré-história até aos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário