terça-feira, 15 de março de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 03 14

Bantu

Quando os pesquisadores afirmam que os Bantus foram a maior população de negros vindos para o Brasil fica faltando em grande parte das explanações a especificação geográfica e cultural dessa população. Bantu é um grupo etnolinguistico subsaariano (abaixo do Deserto do Saara) com mais de quatrocentas subdivisões.
            Segundo o pesquisador Nei Lopes, a palavra ‘BANTU’ é composta por ‘NTU’, que quer dizer ‘pessoa’; e ‘BA’, que quer dizer ‘coletivo’, ‘plural’. Logo, BANTU significa ‘coletivo de pessoas’, ‘população’, ‘grupo de características semelhantes’.

Fundação Palmares

O novo Presidente da Fundação Palmares é Elói Ferreira de Araújo, ex-titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). A nomeação foi publicada no Diário Oficial (02/03) para a substituição de Zulu Araújo, que deixa o cargo após oito anos de Fundação Palmares, quatro dos quais como Presidente.

Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA)

O  Cepa é um órgão colegiado, de caráter permanente, com a participação do governo e sociedade civil, com finalidade de promover a igualdade, a participação e elaboração de políticas públicas de promoção, desenvolvimento e a defesa dos direitos humanos, garantindo o exercício da cidadania das populações negras no Estado.
As discussões para a criação do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes tiveram início no segundo semestre de 2000, sendo sua criação consolidada em 2001 como parte comemorativa do centenário de Antonieta de Barros.
Entendendo que as discussões deveriam ser realizadas no interior das entidades do movimento social negro, a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros mobilizou o Fórum das Entidades Negras de Santa Catarina que, em reunião realizada no Centro de Ciências da Educação - FAED/UDESC deliberou por participar, junto à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania na elaboração da minuta de criação do Conselho.
Esta participação se concretizou com a realização de grupos de trabalho em reuniões periódicas culminando com a produção de documentos fundadores do texto final. O Conselho foi criado pela lei 11.718 de 16 de maio de 2001.
No dia 10 de março, ocorreu nova eleição para a Diretoria do CEPA e a Associação Cultural Capoeira na Escola está representada por Dagmar Pereira assumindo o cargo de 1ª Secretária do Conselho. A solenidade de posse será na Assembleia Legislativa em data a ser informada.

Aniversário do Projeto Capoeira na Escola

No ultimo sábado, o Projeto Capoeira na Escola comemorou os quinze anos de atuação em Biguaçu. A chuva diminuiu o número de participantes, mas o clima do Centro Cultural Casarão Born fez com que a roda fosse das mais animadas. Após o lanche coletivo, a comemoração fechou em alto estilo ao som (violão e voz) de Neném Maravilha. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história de sucesso.