terça-feira, 10 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 09

Festival “O Pulo do Gato”

            No próximo sábado, acontecerá o Festival “O Pulo do Gato”. Trata-se de uma competição de acrobacias de Capoeira permeada de reflexões sobre o ‘13 de Maio’. Será às 09h, no Ginásio Municipal Nagib Sallum (ao lado do BAC). A entrada é 01 kg de alimento não perecível que será doado nas etapas do Projeto Subindo a Ladeira, destacado na coluna passada.

Livro sobre Mestre João Grande

            Foi lançado o livro “Mestre João Grande na roda do mundo”. A história do Mestre que foi frentista em posto de gasolina no Brasil, mas que ganhou notoriedade mundial e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Upsala, New Jersey, foi publicado pela Biblioteca Nacional e Editora Garamond, e faz parte da coleção ‘Personalidades Negras’. O autor é Maurício Barros de Castro.


Rosa, Mestre João Grande, Cabrito, Vivi e Juba

Mestre Arthur Emídio

            Mestre Arthur Emídio foi discípulo de Valdemar Santana, o protagonista, junto com Hélio Gracie, da maior luta da história mundial: três horas e quarenta e cinco minutos. O próprio Arthur Emídio protagonizou diversas lutas de vale-tudo tendo se sagrado campeão em muitas delas. A Capoeira perde mais uma de suas lendas vivas. Arthur Emídio faleceu no Rio de Janeiro aos 81 anos de idade.

Exposição Indígena

A Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição ‘Guarani, Kaingáng e Xokleng - Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica’. A abertura será no dia 11 de maio, às 18h, no Hall da Reitoria, Trindade - Florianópolis – SC.

O 13 de Maio e a Paradoxal TV Globo
           
Há muito tempo que não se comemora o 13 de Maio pela “Abolição da Escravidão”. Acontecem, porém, reflexões de diferentes formas: artísticas; panfletagens; palestras; debates e etc..
Um movimento que cresce e aparece também fora dos Terreiros de Umbanda é a valorização da data como o Dia dos Pretos-Velhos. O que me impressionou foi o destaque dado à data numa das vinhetas da Rede Globo, mostrando cenas de um Terreiro e de Pretos-Velhos, alertando a sociedade para a importância ao respeito às diferentes religiões.
O mesmo canal que produz o alienante ‘Big Brother’ e que transmite ‘besteróis’ enlatados, entre tantos outros programas inúteis, também transmite as excelentes colunas do Doutor Dráuzio Varella e as multiculturais entrevistas do Jô Soares, por exemplo. Saber filtrar e alertar sobre os paradoxos da TV Globo é necessário para um Brasil mais culto e tolerante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário