terça-feira, 24 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 23

Música Negra I: India Arie e Sérgio Mendes
India Arie Simpson é uma cantora, guitarrista, compositora e produtora musical de Rhythm and Blues e Soul, que já foi premiada com três Grammy Awards.
Sérgio Mendes, começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco ‘Dance Moderno’ em 1961. Viajando pela Europa e pelos Estados Unidos, gravou vários álbuns chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou para os EUA em 1964 e lá começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso ao lançar a música ‘Mas, que nada’ de Jorge Ben Jor, e que foi recentemente gravada também com a Banda Black Eyed Peas.
Nos anos 90, criou a banda ‘Brasil 99’, com a qual gravou o disco ‘Brasileiro’, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, rendeu-lhe o Grammy de 1993 na categoria ‘World Music’.
            A parceria entre essas duas feras rendeu a canção “Timeless”. Entre no site www.letras.mus.br e digite “Timeless, India Arie” para apreciar a jóia.

Música Negra II: The Platters

Acontece, nessa 4ª-feira, o show do quarteto vocal ‘The Platters’. Formado em Los Angeles, 1953, chegou a vender mais de 53 milhões de discos e está, desde 1990, no Hall da fama do Rock, já que esse estilo de música abraça também o Blues e o Soul, recorrentes nas exibições do ‘The Platters’. Entre as canções mais conhecidas do grupo que encanta pela afinação e pelos vocais de apoio (backing vocal) estão: ‘Only You’ e ‘The Great Pretender’.
            O palco será o Teatro Pedro Ivo Campos, na SC 401, com início às 21h.

Música Negra III: Cartola e Dona Zica

Zicartola era uma casa de samba no Rio de Janeiro, que funcionou entre 1963 e 1965, comandada por Dona Zica e Cartola. O público era formado em sua maioria por jovens universitários e intelectuais de esquerda. Não por acaso, o sobrado era um local de resistência aos tempos sombrios que se anunciavam com o golpe de 1964. Além disso, foi palco do ressurgimento de velhos sambistas que haviam sido esquecidos, como o próprio Cartola, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva e Zé Kéti. Vale ler esse livro: Zicartola: politica e samba na casa de Cartola e Dona Zica”.

Próximas metas

Sempre trabalhando com metas, o Projeto Capoeira na Escola tem como próximas ações: Arraiá da Capoeira; Noite do Conto; Festival de Cantigas; e Campeonato Jogo de Ouro. Acompanhe nosso blog para manter-se informado: capoeiranaescola.blogspot.com

Um comentário: