terça-feira, 5 de julho de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 07 04

Leci Brandão

Uma das cantoras de samba mais famosas do mundo fará show em São José. Trata-se de Leci Brandão. Antes de eleita Deputa pelo estado de São Paulo, Leci foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira (RJ), e é militante das mais fervorosas pela causa negra. Sua voz poderá ser ouvida e apreciada com uma excelente feijoada no Clube 1º de Junho, no próximo dia 09/07, a partir de meio-dia.

Filme de Velho-Oeste

No turbilhão de coisas não filtradas que circulam pela Internet está um e-mail denominado “Ponto Negro”: um texto sobre a ação de um professor que pede para que os alunos, após receberem uma folha branca com um ponto negro ao centro, descrevam o que viram. A quase totalidade se ateve a descrever o tal ponto, o que gerou a chamada de atenção do professor afirmando que o ponto central seria uma analogia às coisas ruins, enquanto o restante da folha branca seria o lado bom da vida. Dessa forma, o professor afirma que prestamos mais atenção às coisas negativas do que às positivas.
A intenção até seria boa, não fosse a ideologia do subtexto. Tudo o que é de ruim precisa, segundo o e-mail, ser associado ao ponto central; que poderia ter outra cor, mas que, por força de hábito adquirido pela imposição da ideologia reinante, a sociedade marca como negro, assim como: o câmbio negro; a magia negra; a coisa tá preta; inveja negra; denegrir; boi que assusta tem cara preta, e por aí vai...
É preciso que as pessoas que conseguem enxergar essas nuances ideológicas gritem, cada qual a seu modo, para alertar os que não veem nada demais. E para mostrar a importância desse grito é só lembrar-nos dos antigos filmes de velho-oeste, aqueles que tinham os soldados americanos como os grandes heróis e os índios como os malvados vilões. Atualmente, todos sabem que a história sempre foi outra: a de que os índios é que foram os heróis covardemente assassinados, que tiveram suas terras roubadas e sua cultura discriminada. Mas não fosse a enxurrada de protestos para fazer com que esse enredo estereotipado perdesse força, esses filmes seriam os “excelentes” vencedores de Oscar hoje; no entanto, graças aos gritos, são lixos do passado. Por isso, não nos calemos diante dos e-mails “ingênuos”, das piadinhas “sem maldade”, das represálias aos que lutam pelo correto e justo.

Calendário das próximas rodas

09/07 – Roda Infantil e treino de ritmo, às 10h, na Praça de Biguaçu
09/07 – Roda de adultos, às 18h, na Costeira do Saco dos Limões
16/07 – Roda Julina, às 16h, na Praça do Jardim São Miguel