terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 16

Festival de Cantigas e Cantadores

No dia 27 de agosto de 2011 (sábado), às 14h, no Casarão Born (Centro de Biguaçu), será realizado o “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA – 2011".
Nas cantigas serão analisados os seguintes critérios: pesquisa para composição da letra, criatividade, poesia e originalidade (composições inéditas). Já o cantador será avaliado na sua afinação, arranjos vocais e entonação de voz.
Serão premiados os melhores compositores dos diferentes tipos de cantigas; o melhor cantador e o cantador revelação.

O negro e a saúde II
Fonte: palmares.gov.br

Confira abaixo alguns dados que demonstram a desigualdade no atendimento recebido por negros e negras no Brasil:
• Dados de 2008 divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-IBGE) revelaram que 40,9% das mulheres pretas e pardas acima de 40 anos de idade jamais haviam realizado mamografia, contra 26,4% das brancas na mesma situação;
• Das mulheres acima de 25 anos, 37,5% das negras e, 22,9% das brancas jamais haviam realizado exame clínico de mamas. No mesmo intervalo etário, 18,1% das pretas e pardas e 13,2% das brancas nunca se submeteram ao exame Papanicolau (exame ginecológico preventivo);
• De acordo com o relatório Saúde Brasil 2005: uma análise da situação de saúde, o risco de uma criança preta ou parda morrer antes dos 5 anos por causas infecciosas e parasitárias é 60% maior do que o de uma criança branca;
• Também o risco de morte por desnutrição apresenta diferenças alarmantes, sendo 90% maior entre crianças pretas e pardas do que entre brancas;
• No período de 2007 a 2009 o risco de uma mulher negra entre 10 e 29 anos de idade morrer por câncer de colo de útero foi 20% maior que aquele apresentado para uma mulher branca na mesma faixa etária.

Roda de Capoeira Regional

“Iê ‘Vorta’ do mundo. E ê ‘Vorta’ do mundo, Camará...” Nesse momento, os jogadores que ouviram a quadra entoada pelo charangueiro iniciam o jogo de Capoeira Regional.
Benção, cocorinha, negativa, aú, galopante e arrastão; mas nada de cabeça no chão e nem compra de jogo; muito menos ficar sem - no mínimo - um apoio no solo, ou seja, devem-se evitar os saltos acrobáticos. Até ouvirem o ‘Iê’, ou o ‘Mais dois’, vindo da charanga (um berimbau pontiagudo e dois pandeiros), o diálogo entre os Capoeiras é conduzido com base na cordialidade e na disputa saudável. Os toques serão Banguela (com A) e São Bento Grande. Quando houver o toque da Iúna, apenas os instrumentos da charanga 'falam' e as palmas serão somente ao final do jogo.
É nesse clima, baseado nas vivências com os Mestres da Fundação Mestre Bimba (Bahia), que o Projeto Capoeira na Escola realizará a roda de Capoeira Regional no próximo sábado (20/08), às 10h, na Praça Central de Biguaçu.
A roda é livre e a proposta é debater sobre os ensinamentos de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Participe!

Obs: Em caso de chuva, a roda acontece no Casarão Born, também na Praça Central.


Nenhum comentário:

Postar um comentário