terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 31

OLIMPROCASA - 2011

No próximo dia 02 de setembro, às 19h30, no Ginásio do SESI-Procasa, acontece a abertura da 21ª Olimprocasa: Jogos comunitários contra as drogas e o analfabetismo. A Olimprocasa é o maior evento esportivo de cunho social produzido por organizações não governamentais (ONGs) do estado de Santa Catarina. São diversas modalidades em disputa para as diferentes idades e naipes. As inscrições são efetivadas através da doação de dois quilos de alimento que são redistribuídos para entidades beneficentes e famílias carentes das comunidades da Procasa, Chico Mendes e Monte Cristo. Os alunos do Projeto Capoeira na Escola, atendidos na APAE de Biguaçu, farão a apresentação da Puxada de Rede.
            No dia seguinte, acontecerá o Campeonato de Jiu-Jitsu, que este ano premiará os campeões das faixas coloridas na categoria absoluto (masculino adulto, apenas) com um Kimono Atama.
Já no domingo (04/09), será a vez do Campeonato “Jogo de Ouro” da Capoeira, competição que visa estimular o treinamento em dupla e o desenvolvimento do jogo de improviso. O tempo de jogo para as categorias Infantil e Adulto iniciante é de 40 segundos; para os adultos graduados é de 01 minuto.

Festival de Cantigas e Cantadores - 2011

Aconteceu no último sábado, 27 de agosto de 2011, às 14h, no Casarão Born (Centro de Biguaçu), o “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA – 2011".
O clima descontraído foi o ideal para testemunhar a capacidade criativa dos integrantes do Projeto Capoeira na Escola. Ladainhas; Chulas; Quadras; Corridos e Cantigas de Maculelê, impressionaram pela riqueza de melodias e profundidade das letras.
O melhor cantador infantil ganhará um computador, e os campeões serão conhecidos no próximo domingo, dentro da programação da 21ª Olimprocasa, a partir das 13h, no Ginásio do SESI – Procasa, São José.

RECRIA

Louvável a iniciativa da Vereadora Salete Cardoso de sugerir alteração de nomenclatura ao REPAM e denominá-lo de RECRIA - Recanto da Criança e do Adolescente Clodoaldo Furtado dos Santos Junior.
O garoto Clodoaldo participou muito das ações do Projeto Capoeira na Escola. Faleceu em 2009 e o nosso sentimento na época foi sintetizado assim:

“Vai meu Capoeira, jogar no infinito...
Perdemos um sorriso;
Perdemos imagens de bonitas acrobacias;
Perdemos sons e expressões de felicidade
por aprender um novo movimento;
Ganhamos uma bela história,
De um menino que sofrera intervenções médicas desde muito novo,
Mas que, desde novo, também interveio com sua alegria em nossas rodas.”