terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 01

O negro e a saúde I
Fonte: palmares.gov.br

Estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre transplantes de órgãos sólidos (como coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) mostra que a maioria dos transplantados no Brasil são homens e brancos.
A pesquisa ‘Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Análise do Perfil dos Receptores por Sexo, Raça ou Cor’ aponta que a cada quatro receptores de coração, três são homens, e 56% dos transplantados têm a cor da pele branca. No transplante de fígado, 63% dos receptores são homens e 80% são brancos.
A maioria de receptores de pulmão também é formada por homens (65%) e pessoas brancas (77%). No transplante de rim, os homens também são maioria (61%) e 69% dos atendidos são brancos. Homens e mulheres são igualmente atendidos nos transplantes de pâncreas, mas 93% dos transplantados são brancos.
Para Alexandre Marinho, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea e um dos autores da pesquisa, “o trabalho revela que há desigualdade no recebimento dos órgãos, o que não deveria ocorrer, já que o acesso à saúde é um direito universal”.

Release: Novo livro de Frede Abreu

Manuel Benício dos Passos, vulgo Macaco Beleza, foi um capoeirista baiano que se destacou no final do século XIX, tornando-se uma figura importante, principalmente por ter se intrometido e provocado vários conflitos de rua, que aconteceram em Salvador, entre monarquistas e republicanos, às vésperas da Proclamação da República.
Tipo de rua, abolicionista militante, monarquista convicto, Macaco Beleza teve contatos com Rui Barbosa, Conde d’Eu e outros personagens importantes da História do Brasil da época. Ele defendeu de corpo e alma a monarquia e tornou-se um dedicado admirador da Princesa Isabel. E, por isso, foi um dos principais membros da Guarda Negra Baiana e líder dessa instituição para os conflitos de rua.
Como membro da Guarda Negra organizou o Massacre do Tabuão, quando sua turma surpreendeu os republicanos em passeata, com emboscadas, tendo na ocasião tentado assassinar Silva Jardim, famoso tribuno republicano em campanha política na Bahia, contra a Monarquia.
Os acontecimentos relacionados com esse episódio - O Massacre do Tabuão - revelam muitos aspectos que envolviam a vida dos capoeiras de então, como as arruaças por eles provocados, a lábia e a formas orais de provocação dos conflitos; ligações com o poder e outros aspectos importantes para se compreender a cultura da capoeira da época e dos nossos dias.
O livro “Macaco Beleza e o massacre do Tabuão” dá continuidade à série “Capoeiras, Bahia, século XIX”, sendo o segundo volume publicado. Frederico José de Abreu é autor de outros livros como “Bimba é bamba” e “O Barracão do Mestre Waldemar”, e esteve em Santa Catarina na Semana Afro-Biguaçuense - 2010.

Programa de bolsas

A Presidenta Dilma Rousseff decidiu adotar cotas para negros e indígenas como critério para a escolha dos 100 mil bolsistas do “Programa de Bolsas no Exterior Ciência sem Fronteiras”, lançado terça-feira (26/07), no Palácio do Planalto.
            O percentual não foi especificado pela Presidenta, que também garantiu que a questão de gênero será levada em conta na escolha.