terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 09 28

O Caso Troy Davis

O americano Troy Davis foi executado na noite de quarta-feira passada por injeção letal no estado americano da Geórgia.
Durante o dia, os advogados de Davis esgotaram todas as possibilidades legais, em diversas instâncias, na tentativa de evitar sua morte. A execução estava prevista inicialmente para às 19h local, mas foi adiada para aguardar a decisão do Supremo.
Executado após passar 20 anos no corredor da morte, Davis foi condenado à pena capital pelo assassinato do policial branco Mark MacPhail, ao final de um processo repleto de vícios judiciais, que revelaram dúvidas sólidas sobre sua inocência.
Durante o processo, nove testemunhas do assassinato cometido em 1989 indicaram Troy Davis como o autor do tiro, mas a arma do crime nunca foi encontrada e nenhuma prova digital ou traço de DNA, revelado. Depois, sete testemunhas se retrataram, mas isso não foi suficiente para convencer a justiça a rever seu veredicto.
Apresentado por seus defensores como o exemplo do negro condenado injustamente, Troy Davis recebeu o apoio de personalidades como o ex-presidente americano Jimmy Carter, o papa Bento XVI e a atriz Susan Sarandon, além de centenas de manifestações pedindo seu indulto, por todo o mundo.
Fonte: DC

São Bento

            Nascido ao nordeste de Roma (Núrcia), São Bento faz parte do ideário da Capoeira; seja nos nomes de toques de berimbau ou na devoção de alguns capoeiristas. A vinculação parece provir do fato de que São Bento sofreu duas tentativas de envenenamento saindo-se ileso de ambas. A partir daí, passou a ser considerado o Santo protetor contra envenenamento e picadas de animais peçonhentos.
            No Brasil escravocrata, devido à imposição da religião católica aos cativos, muitos que buscavam a fuga acreditavam que se rezassem para São Bento seriam protegidos contra os animais venenosos das matas brasileiras.

Presenças confirmadas

            O Intercâmbio Nacional de Capoeira está chegando (última semana de novembro) e as presenças dos Mestres Boinha, Nenel e Nalvinha já estão confirmadas. Aguardem novas informações.

Próximas atividades

            No sábado, a roda acontecerá na Praça Central do Kobrasol, às 10h. Após, haverá treino de ritmo.
Já às 14h, a roda será na Caeira (Sul da Ilha) pelo aniversário do Professor China. Participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário