terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 10 13

1ª Casa de Umbanda demolida

Gafa_Capu mandou a seguinte notícia:
“A história do surgimento da Umbanda, que começou a ser escrita numa casa centenária na Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo, está reduzida a escombros. O antigo terreiro de Zélio de Moraes, que abrigou as primeiras sessões da única manifestação religiosa 100% brasileira, em 1908, começou a ser destruído na semana passada. O berço da religião poderia ter sido salvo por um decreto da prefeita Aparecida Panisset — que é evangélica. Mas a Prefeitura deixou que o imóvel fosse degradado pelo tempo, vendido e, finalmente, posto abaixo.
O terreno, que pertencia à família do fundador da umbanda, foi vendido no fim de 2010 ao militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que irá transformar o local numa loja de alumínio. O novo proprietário não foi encontrado.
O berço da Umbanda era um patrimônio desconhecido por moradores. O próprio pedreiro, Edno Correia da Silva, o Neneco, de 48 anos, é umbandista; e se surpreende quando é informado que estava colocando abaixo o local onde a sua religião foi criada.

Nobel da Paz 2011

O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído em conjunto, pela primeira vez na história, a três mulheres. As vencedoras vão dividir um prêmio equivalente a US$ 1,5 milhão (cerca de R$  2,7 milhões). Até o presente, em 111 anos, apenas 12 mulheres receberam o Nobel da Paz.
O Presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, declarou que as três mulheres foram "recompensadas pela sua luta pacífica em prol da segurança das mulheres e dos seus direitos de participar nos processos de paz". Disse também que "a esperança do comitê é de que o prêmio ajude a colocar um fim na opressão às mulheres, que ainda ocorre em muitos países (...)".
As premiadas:
Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005. Desde sua posse em 2006, contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento econômico e social e reforçar o lugar das mulheres.
Leymah Gbowee teve um papel importante como ativista durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003. Ela mobilizou as mulheres no país pelo fim da guerra, organizando inclusive uma "greve de sexo" em 2002.
Tawakkul Karman, ativista iemenita pró-direitos das mulheres, tem importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que vem sacudindo politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano.

Desmond Tutu

Falando de outro prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu celebrou o seu 80° aniversário com uma missa na Catedral da Cidade do Cabo, na ausência do chefe de Estado, Jacob Zuma, a quem o Arcebispo criticou por não ter concedido a tempo o visto pedido por Dalai Lama.
Estiveram presentes na Catedral de St George, onde Tutu tornou-se arcebispo anglicano a partir de 1996: a esposa de Nelson Mandela (primeiro presidente negro sul africano), Graça Machel, e o cantor Bono Vox (U2).
Na próxima coluna, falaremos mais de Desmond Tutu.

Aulão

            Neste sábado, haverá aulão de Berimbau no Centro de Artes Marciais de Biguaçu (CAM). Início às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário