terça-feira, 25 de outubro de 2011

Local e horário
Sexta - feira (28/10)

Bate-papo sobre Capoeira Regional com Mestre Cafuné
E.B.M. Maria Luiza de Melo (Melão), Kobrasol, às 19h30min.
Sábado (29/10)
Roda
Beira-mar de São José, às 16h.
Domingo (30/10)
Batismo e Troca de Graduação
Arena Multiuso, às 15h.

Semana do Saci

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possui até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. A escolha da data é proposital: o que se quer é exatamente coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional nos Estados Unidos cada vez mais presente no Brasil, para assim valorizar mais a nossa própria cultura ao invés de assimilar uma cultura americanizada.
            Durante a semana que antecede o aniversário do Saci, o Projeto Capoeira na Escola apresenta em dezenas de escolas um esquete com as travessuras e a picardia do capoeira de uma perna só. Questões sobre: a preservação do meio ambiente; não ao ‘Bullying’; respeito às pessoas com deficiência; cuidados com a alimentação; valorização da cultura brasileira; são tratadas de forma lúdica resultando em um grande aprendizado e no despertar de uma consciência crítica sobre as imposições culturais que sofremos desde criança.

Outras ações

No próximo dia 27 (5ª-feira), através de apresentações culturais e palestra, o Projeto Capoeira na Escola fará parte do “Dia diferente”. Trata-se de uma ação desenvolvida no Colégio Elisa Andreolli que visa o diálogo sobre o respeito à diversidade (étnico-racial; pessoas com deficiência; aspectos culturais etc.).
            Já na próxima segunda, farei parte da banca do Trabalho de Conclusão de Curso de Marcelo Farias, no Centro de Educação Física e Desportos da UDESC. Será às 16h. O tema é sobre a produção acadêmica relacionada à Capoeira nos últimos dez anos.

Memorial Zumbi dos Palmares

Circulam nos grupos virtuais de Capoeira fotos da degradação do Memorial Quilombo dos Palmares. Estamos em busca de mais informações, pois uma das metas de nossa Associação é a de visitar o Memorial, local em que Zumbi tornou-se imortal.