terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 10 19

Estereótipos

Santa Catarina: Homem branco; gel no cabelo; terno e gravata. Ele era acima de qualquer suspeita, mas foi flagrado pelas câmeras de segurança da Prefeitura de Florianópolis estourando a porta de um carro e furtando tudo que havia dentro.
            Rio de Janeiro: Duas mulheres, uma loira e uma negra, próximas a uma favela carioca. Uma delas foi abordada pela polícia. Nada de ilícito foi encontrado, mas uma foi encaminhada para a delegacia para revista íntima.
            É hora de os estereótipos serem colocados abaixo. Casos como o de Santa Catarina são cada vez mais frequentes em assaltos a joalherias, roubos a banco e golpes diversos. Já no caso ocorrido no Rio de Janeiro o que merece destaque é o fato de os dois policiais que efetivaram a ação já terem sido afastados do trabalho como requisito para a conclusão das investigações de abuso de poder e racismo. É pena que essa agilidade só tenha ocorrido pelo fato de que a mulher negra é a cantora e atriz global Thalma de Freitas.

Mestre Cafuné

Semana que vem (28 a 30/10), Mestre Cafuné estará em Santa Catarina. O Eterno Discípulo de Mestre Bimba - alcunha que o pessoal da Turma de Bimba, alunos veteranos, prefere – participará do Batismo e Troca de Graduação do Projeto Capoeira na Escola em São José (Grande Fpolis. – SC).
            Na próxima coluna, publicaremos a programação do evento.

UNIVALI

Parabenizo os alunos da Escola Especial Leandro de Azevedo (APAE) pela participação no relato das experiências na aplicação de aulas de Capoeira para pessoas com deficiência.
A ação aconteceu no dia 11 de outubro na Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI). Aproveito para agradecer o apoio da Diretora Ivone e Professora Fernanda. Ambos provamos, a cada treino, roda ou apresentação, que a Capoeira é uma arte especial para pessoas especiais.

Desmond Tutu

Uma das frases mais conhecidas de Desmond Tutu - Nobel da Paz, nascido em 1931 - diz que quando ficamos “neutros” diante de uma injustiça, estamos, de fato, escolhendo o lado do opressor.
Essa ideia baseou a vida desse Pastor Anglicano que, assim como Nelson Mandela, focou seus esforços na luta contra o Apartheid. Em certas ocasiões, chegou a comparar publicamente os governantes sul-africanos aos nazistas.
Desmond Tutu recebeu o título de Doutor ‘Honoris Causa’ de diversas Universidades dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido.
            Outra pérola do Doutor Tutu:
“Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados.”

Roda

Sábado, haverá roda na Praça Central de Biguaçu, às 10h. Caso chova, será no Casarão Born.