domingo, 6 de novembro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 11 02

USP

Como num baleiro sortido, esta geração marcada por ações coerentes tais quais os protestos dos cara-pintadas convive com as rebeldias sem causa – estilo Cazuza – como o recente caso da Universidade de São Paulo. Por conta de três alunos que, em vez de estudar, faziam uso de drogas no espaço universitário, instalou-se uma “Guerra Urbana” entre policiais e acadêmicos. A outra parte do “baleiro” é que pediu a presença policial há pouco tempo devido à falta de segurança que culminou com o latrocínio de um estudante.
            É pena, mas os mesmos que lutam pelo “baseado inocente” podem ser a próxima vítima, tendo em vista que a violência é gerada em maior parte pelo consumo e tráfico de drogas. Acho que eles nem sabem disso... Ou sabem e querem correr o risco, tal qual o anti-herói Cazuza.

Novembro Negro

As ações dos militantes pela justiça social através do olhar negro têm o seu ápice no mês de novembro. No Brasil inteiro, serão incontáveis atividades; em Florianópolis, a Comissão de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (COPPIR) faz a abertura nesta quinta-feira (03) na Assembleia Legislativa; em Palhoça e São José, cronograma variado com destaque para a presença do produtor e diretor Joel Zito Araújo (‘Vista a Minha Pele’ e ‘Filhas do Vento’) no Cine Nação (Centro Histórico de São José, no dia 12); em Biguaçu, a Semana Afro-Biguaçuense e o Intercâmbio Nacional de Capoeira ocupam toda a última semana do mês com oficinas, palestras, exposição cultural, batismo de Capoeira, atendendo cerca de sete mil pessoas.
            Que a força de Zumbi esteja sempre conosco.

Exames de graduados

Neste sábado (05), acontecerá o exame para graduação do Projeto Capoeira na Escola (adultos). A atividade aberta ao público será no Centro de Artes Marciais (CAM) a partir das 14h.

Seminário de Ações Afirmativas

O Seminário de Ações Afirmativas realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina na última quarta-feira foi de extrema valia. Na próxima coluna falaremos mais sobre os dados do palestrante representante do IBGE e também sobre as apresentações de pesquisas sobre as retóricas conservadoras e progressistas relacionadas às ações afirmativas, bem como sobre a discriminação e os seus efeitos na saúde dos discriminados.