terça-feira, 15 de novembro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 11 16

Intercâmbio Nacional de Capoeira e Semana Afro – Biguaçuense

De 21 a 28 de novembro, Biguaçu realizará a Semana Afro-Biguaçuense e Intercâmbio Nacional de Capoeira. Serão desenvolvidas nas escolas públicas: oficinas de cultura afro (Maculelê, Puxada de Rede, Capoeira, Samba de Roda, Percussão, Abayomis etc.), apresentações artísticas e exposição da cultura negra. Para finalizar, acontecerá a Graduação dos alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola.
            Segue a primeira parte da programação. Na próxima coluna, as demais atividades.

Segunda – feira (21/11):
Matutino
08h às 09h45: E.E.B. Maria de Lourdes Scherer (Bairro Saudade) : oficinas, exposição e apresentações.
10h às 11h30: E.B.M. Manoel Roldão das Neves (Bairro Três Riachos): oficinas, exposição e apresentações.

13h às 15h: REPAM (Bairro Fundos): Batismo e Troca de Graduação
15h30 às 17h: E.B.M. Ruth Reis (Bairro Morro da Bina): oficinas, exposição e apresentações.
Terça – feira (22/11):
Matutino
08h às 11h30: E.B.M. Fernando Viegas (Bairro Jardim Janaína): oficinas, exposição e apresentações. Batismo e Troca de Graduação.

Vespertino
13h às 17h: E.E.B. Joaquim Cardoso (Bairro Prado): oficinas, exposição e apresentações. Batismo e Troca de Graduação.
Quarta - feira (23/11):
Matutino
08h às 11h30: REPAM (Bairro Fundos): oficinas, exposição e apresentações. Batismo e Troca de Graduação.

Vespertino
13h às 17h: E.E.B. Godinho (Bairro Jardim Carandaí): oficinas, exposição e apresentações.

Aniversário da Umbanda

A Umbanda foi fundada em 15/11/1908 (oficialmente) no Estado do Rio de Janeiro. Enraizada na cultura brasileira, evoluiu muito durante esses cem anos de existência. Os rituais que antes aconteciam apenas de forma escondida pela perseguição que sofriam, hoje contam com grandes instituições e colégios que a fortalecem, até mesmo com uma Faculdade de Teologia Umbandista reconhecida pelo MEC.
Presente atualmente em 12 países, a Umbanda possui milhares de adeptos em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde surgiu.

M´Biguá

Em Buenos Aires (Argentina), existe um grupo musical que se chama “M´Biguá”. O quarteto faz da mescla entre o tradicional e o contemporâneo (arpas africanas, guitarras, atabaques e contrabaixos) a via para, segundo eles, “transportar os ouvintes do sossego à intensidade. É uma música que nasce do rio, assim como o Biguá.”.