terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 11 09

Semana Afro-Biguaçuense

Do dia 21 ao dia 28 de novembro acontecerá a Semana Afro-Biguaçuense e Intercâmbio Nacional de Capoeira. Durante os dias de semana serão realizadas: oficinas, palestras, apresentações culturais etc., nas escolas de Biguaçu, e no final de semana acontecerá o Batismo e Troca de Graduação dos alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola. Com as presenças dos Mestres Nenel, Boinha e Nalvinha, haverá roda de Capoeira Regional, mesa-redonda e vivências em Samba-de-roda e toques de berimbau.
            Na próxima coluna será publicada a programação completa.

Dia da Cultura?

No dia 05 de novembro aconteceu o exame técnico para a troca de graduação (adultos). Coincidentemente, Dia da Cultura.
            A data, para os Capoeiras, carece de reflexões e mais pesquisas, já que foi firmada como forma de homenagear Rui Barbosa. É senso comum na Capoeira - por isso afirmo a necessidade de buscar mais informações – a tese de que Rui Barbosa mandou queimar todos os documentos relativos à escravidão no Brasil, por considerá-los um “retrato da vergonha nacional”. Dessa forma, prestou um desserviço para pesquisadores da cultura negra.
            Quem possuir informações fidedignas, favor entrar em contato pelo endereço: mestretuti@capoeiranaescola.org.br

Relato sobre o Seminário de Ações Afirmativas (UFSC)

Conforme anunciado na coluna passada, seguem mais informações coletadas no Seminário de Ações Afirmativas (UFSC).
            O Seminário teve como organizador o ‘Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa’ (INCT), órgão formado por pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, e que tem como missão central analisar as políticas de inclusão (Cotas e outras ações afirmativas) no ensino superior do Brasil, América Latina e Caribe.
            José Luis Petrucelli, representante do IBGE, demonstrou os dados sobre autodeclaração presentes nos Censos Nacionais. Afirmou que desde o 1º Censo (1872) o IBGE não altera as classificações étnicas, mas que tal ação de faz necessária e urgente para uma melhor compreensão dos fenômenos sociológicos. Segundo ele, a autodeclaração como ‘Negros’ aumentou muito em relação a ‘Pretos’ devido aos movimentos sociais iniciados na década de 1960.
            Para falar sobre a ‘Retórica em disputa: o debate entre intelectuais em relação às ações afirmativas’, a professora Karine Goss apresentou a sua tese. Após buscar argumentação científica para definir as retóricas progressista e conservadora, a pesquisadora fez um apanhado de vários discursos enquadrando-os basicamente nos que defendem (progressistas) e nos que atacam as ações afirmativas (conservadores).
            Já a Tese de João Luiz Bastos tratou sobre ‘Discriminação e Saúde em estudos epidemiológicos’. Mais fumo, drogas e bebidas; desfechos na saúde mental e cardiovascular através do bombardeio de hormônios do estresse; depressão; tudo desencadeado pelo ato de ser discriminado racialmente, segundo o pesquisador.
            Houve, ainda, um debate entre os candidatos a Reitor com relação à continuidade do programa de Ações Afirmativas na UFSC; mas, infelizmente, não pude presenciar por motivos profissionais.