terça-feira, 29 de novembro de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 11 30 e 2011 12 07

Coluna Fala Capoeira 2011 12 07

Banalidade

Vários postos de combustíveis estão comercializando um produto chamado "Pure Hemp" (tradução: Maconha Pura), que serve para fazer uso desta droga ilícita. Penso eu ser uma apologia ao uso e fiquei constrangido ao pagar meu abastecimento e perguntar à atendente: O que é isso? Ao que ela respondeu: "É para fumar maconha".
Meus filhos crescerão e serão habituados a essas situações? Para a atendente do posto já é banal.

Por iniciativa do Professor Marcos Canetta, a comitiva – da qual fiz parte – formada por militantes dos Movimentos Negro e Social, Vereadores, representantes do Governo do Estado e Advogados, protocolou a queixa-crime contra uma página da rede de relacionamentos Facebook. Mais de duzentos seguidores “divertiam-se” com os absurdos racistas escritos sobre negros, num belo exemplo da “democracia racial” em que vivemos no Brasil.
            O delegado responsável salientou ainda que está investigando dez casos de neonazistas somente na Grande Florianópolis.

Calendário de final de 2011
09/12 (Sexta-feira)
13h30m: Batismo C.E.I. Tia Ziza (Biguaçu)

12/12 (Segunda-feira)
14h: Batismo C.E.I Almerinda Edite (Pachecos – Palhoça)
16h: Batismo C.E.I Passo a Passo (Floresta – São José)
19h: Batismo C.E.I Oficina da Criança (Biguaçu)

14/12 (Quarta-feira)
14h: Batismo na Escola Adotiva (Costeira-Fpolis)
16h: Batismo C.E.I Jeito de Criança (Ponte do Imaruim – Palhoça)

15/12/2011 (Quinta-feira):
19h: Encerramento das atividades e Amigo Secreto na Praça Central.

24/12/2011 (Sábado):
14h: Natal da Esperança (Procasa - São José).

Calendário de início de 2012
10/01/2012 (Terça-feira):
19h: Retorno aos treinamentos ASMUB

14/01/2012 (Sábado):
14h: avaliação de 2011; projeção de 2012 e eleição da Associação (CAM);
17h: Roda na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos)

11/02/2011 (Sábado)
23h59min: 10ª Roda da Madrugada - Praia da Vila
(Imbituba, ao lado do Porto)

Coluna Fala Capoeira 2011 11 30

Mestres Boinha, Nenel e Vuê

Intercâmbio Nacional de Capoeira

O 1º evento catarinense de Capoeira transmitido ao vivo foi um sucesso. A peça teatral “Abolição” lotou as dependências do Centro Cultural Casarão Born e pode ser vista por pessoas do mundo todo. Já o Batismo e Graduação, iniciado pontualmente às 15h - com a presença dos Mestres: Boinha, Nenel, Vuê, Tuti e também Nalvinha -, pela transmissão digital pioneira, foi o diferencial que elevou a imagem da Capoeira em Santa Catarina.

Site do Museu Afro

Vale conferir o site do Museu Afro de São Paulo. Para quem ainda não o visitou pessoalmente, ver a foto da estrutura de um navio negreiro já impressiona.
Confira: www.museuafrobrasil.org.br

Dialeto Banguela

Mestre Bimba nomeou um de seus toques de Berimbau como Banguela. Recentemente, alguém implantou uma polêmica na Capoeira ao afirmar que Mestre Bimba queria mesmo era dizer “Benguela”, em homenagem à cidade Angolana.
            Pesquisando sobre o tema, encontrei o documentário “A morte documentada”, de Rodrigo Siqueira.  O filme registra a tradição cultural dos vissungos: cantigas de trabalho, de rituais fúnebres e de "multa", que eram muito comuns nos séculos 18 e 19, entre os africanos escravizados na região da antiga Comarca do Serro Frio, hoje Diamantina. Estruturados em verso e resposta, os vissungos são cantados em dialeto "banguela", que é uma mistura de diversas línguas africanas de matriz banto com o português.
Segundo o diretor, praticamente extintos como prática cultural, hoje existem apenas dois conhecedores dos vissungos em sua forma tradicional: Pedro de Alexina, em Quartel do Indaiá, e Ivo Silvério, em Milho Verde (também em Minas Gerais).

UNIPRAIAS

O Parque Unipraias (Camboriú) comemorou o 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas abrindo suas portas, no último dia 29, para receber integrantes da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI), Associação de Pais e Amigos do Autista e Associação Amor Pra Down (AMA Litoral). Foram cerca de 150 integrantes das entidades, que tiveram um dia especial, com ingresso gratuito em todas as atrações do complexo turístico do Parque Unipraias.
Iniciativa louvável.