terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 01 11

Festa da Conceição

            Mestre Bola Sete relata em seu livro “Histórias e Estórias da Capoeiragem” que, na década de 20, na Bahia, houve uma primeira tentativa de organização de Capoeira culminando na criação do Centro de Capoeira Angola Conceição da Praia.
Entre as ações dos renomados Mestres baianos que compunham a organização estava a roda anual que acontecia no dia 08 de dezembro na Festa da Conceição. Ali, predominava o traje branco - com alguns, inclusive, usando cartola e bengala – e à meia noite iniciavam os jogos. A ideia era passar uma imagem positiva da Capoeira, que até então era praticada por maioria de vadios e vagabundos.

Roda em Palmas

No próximo sábado, acontecerá a reunião da Associação Cultural Capoeira na Escola. A pauta é composta por: eleição da diretoria; avaliação de 2011 e projeção de 2012.
Após a reunião, por volta de 18h, haverá roda na praia de Palmas (Gov. Celso Ramos).

Olha quem o povo elege
Por: Francisco Serena (euviali.com)

A gravadora Sony Music foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar R$ 1,2 milhão de indenização pelo caráter racista da composição “Veja os Cabelos Dela”, do cantor e Deputado Federal, Tiririca. O valor da indenização, que deverá ser pago a dez organizações não governamentais que lutam contra o racismo, é o maior já registrado no Brasil.
“A quantia é pequena ainda se comparada com outros segmentos de danos morais, como injúria e difamação”, disse o advogado de defesa, Humbero Adami. De acordo com as entidades, a letra da música ofende diretamente a dignidade da população negra. Em alguns versos, o compositor afirma: “Veja veja veja veja veja os cabelos dela/Parece bom-bril, de ariá panela/Parece bom-bril, de ariá panela/Eu já mandei, ela se lavar/Mas ela teimo, e não quis me escutar/Essa nega fede, fede de lascar”.
Depois da decisão, a gravadora não emitiu nenhum comunicado para a imprensa. O Deputado Tiririca já declarou que não se pronunciará sobre o tema, uma vez que a Sony é quem foi acionada pelo processo. A ação tramita no tribunal desde 2004, quando a gravadora recorreu da condenação. Na época, a indenização foi de cerca de R$ 300 milhões.

Racismo em São Paulo

            Não posso deixar de comentar mais um caso de racismo ocorrido no país da “Democracia Racial”. Refaçamos a cena: Pizzaria Nonno Paolo, Vila Mariana em São Paulo, bairro nobre; os pais espanhóis estão se servindo; o menino adotado na Etiópia fica aguardando sentado. Ao retornarem à mesa, os pais levam um susto, pois o filho de seis anos sumiu! A mãe, desesperada, sai a procura pelas ruas agitadas da cidade e encontra-o a um quarteirão de distância, chorando e com medo.
            Na tentativa de explicar o inexplicável, feita pelo funcionário que tirou a criança do estabelecimento puxando-o pelo braço, ele diz: “Naquele horário, 13h30, havia uma feira ali próxima e eu acabei confundindo o garoto com um menino de rua”.
            O racismo é mais um dos tipos de câncer que existem nesta sociedade cheia de comorbidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário