terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 01 18

A cor dos homicídios

O estudo feito por Júlio Jacobo Waiselfisz - “Mapa da Violência” - traz dados assustadores relacionados à progressão da violência no Brasil. De início (p.60), registra: “... a tendência geral desde 2002 é: queda no número absoluto de homicídios na população branca e aumento no número da população negra.”.
            Seguem dados referentes ao período 2002 e 2010:
·        O número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 13.668, o que representa uma queda da ordem de 27,5%;
·        Já entre os negros, o número de vítimas de homicídio aumentou de 26.952 para 33.264, equivalente a um crescimento de 23,4%;
·        Em 2002, o índice nacional de vitimização negra foi de 45,8. Isto é, nesse ano morreram, proporcionalmente, 45,8% mais negros do que brancos;
·        Quatro anos mais tarde, em 2006, esse índice pula para 82,7;
·        Já em 2010, um novo patamar preocupante: morrem, proporcionalmente, 139% mais negros do que brancos, isto é, bem acima do dobro.
Fonte: mapadaviolencia.org.br

Amor Sem Fronteiras

Faz dois anos que aconteceu a catástrofe no Haiti; e para relembrar a força da heroína brasileira que morreu naquele terremoto, Zilda Arns, segue a dica de um filme. Trata-se do longa-metragem “Amor sem fronteiras” (2003), com Angelina Jolie e Clive Owen, que mostra um pouco da vida de voluntários em países marcados pela guerra e pela pobreza. O realismo das cenas nas tribos da Etiópia é impressionante.

Eleição ACCAES

No último sábado, aconteceu a eleição da diretoria da Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES), ficando assim disposta:
Presidente: Luís Roberto Pereira
Vice-Presidente: Gustavo Borba de Amorim
1º Tesoureiro: Fernando Bueno
1º Secretário: César Bueno
Conselho Fiscal: Alisson Mariano; Robson Pedra e Juliano Ribeiro.
Na ocasião, também foram realizadas a avaliação das ações da entidade em 2011 e a projeção para 2012.
Como novidades em seu calendário, este ano a ACCAES realizará: Encontro Estadual de Capoeira Especial (pessoas com deficiência); peça teatral de aniversário do Saci-Pererê; Batismo de Educação Infantil Unificado; Dia do Projeto Subindo a Ladeira (distribuição de cestas básicas); e roda: “Eu já joguei Capoeira...” (reencontro com ex-alunos), além de todos os eventos já realizados em 2011.

Roda da Madrugada

A Roda da Madrugada-2012 acontecerá na Praia da Vila (Imbituba) no dia 11 de fevereiro. Aguardem mais informações.