terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 02 01

Mais sobre Rui Barbosa

            Voltando ao senso comum dos capoeiras sobre o fato de Rui Barbosa ter queimado os documentos relativos à escravidão por considerá-los como retrato da vergonha nacional, vamos a uma outra versão.
            Meu amigo do samba, Clébinho Pereira, interessou-se pelo tema e entrou em contato com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), da qual obteve resposta através da Chefe de Pesquisa, Rejane de Magalhães, transcrita a seguir:
“Sobre este assunto a FCRB fez uma publicação: ‘Rui Barbosa e a queima dos arquivos, FCRB, 1988’. Durante o Governo Provisório, Rui, Ministro da Fazenda, recebeu um requerimento formulado por José Rodrigues de Vasconcelos e outros apresentando as bases para a fundação de um banco encarregado de indenizar os ex-proprietários de escravos ou seus herdeiros, dos prejuízos causados pela Lei de 13 de maio de 1888, deduzidos 50% de seu valor em favor da República.
O despacho de indeferimento de Rui não se fez esperar, sendo proferido a 11 de novembro de 1890: ‘Mais justo seria, e melhor se consultaria o sentimento nacional, se se pudesse descobrir meio de indenizar os ex-escravos, não onerando o Tesouro. (Diário Oficial de 12/11/1890, p. 5.216)’.
E para completar, a decisão s/nº de 14 de dezembro de 1890, assinada por Rui Barbosa - texto divulgado em ‘O Direito’ (vol. 54, p. 160) e publicado no Diário Oficial (ed. de 18/12/1890, p. 5845, colunas 1 e 2) -, manda queimar todos os papéis, livros de matrícula e documentos relativos à escravidão, existentes nas repartições do Ministério da Fazenda. Não pertence exclusivamente a Rui a queima dos papéis, embora tenha sido sua a iniciativa, mas vale informar que a execução do feito foi do Ministro que o sucedeu, Tristão de Alencar Araripe, por meio da Circular nº 29 de 13 de maio de 1891 (Diário Oficial de 13 de maio de 1891, p. 2.037-8).”

Afoxé

            O Afoxé, muito presente no carnaval baiano, vem a cada ano conquistando o seu espaço também em Santa Catarina. O mérito é do Afoxé Omo Olorun, coordenado por Cláudio Mizraji, conhecido na Capoeira como Xarope.
            Com uma programação efetiva para o carnaval catarinense 2012, vale destacar o I Presente de Iemanjá (02 de fevereiro é dia da Orixá), que acontecerá no dia 04 de fevereiro, na Praia de Canasvieiras, às 14h30.
Xarope convida a população e sugere: “Iemanjá é a Rainha dos Mares, por isso devemos preservar a natureza. Evite colocar em seu presente materiais prejudiciais ao meio ambiente como plásticos, frascos e espelhos.”.

Roda em Palmas

No próximo sábado, acontecerá a roda do Projeto Capoeira na Escola na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos). Será às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário