terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 02 08

Dr. Decânio

Amigo de Carybé, Pierre Verger, Jorge Amado e Mestre Pastinha; eterno discípulo de Mestre Bimba; capacidade sem igual de sintetizar em palavras os sentimentos pela Capoeira: no início de fevereiro, mais um da Velha-guarda que parte e deixa saudades.
Escrevo sobre “Ângelo Augusto Decânio Filho, Mestre Decânio, o mais "idoso" dos discípulos de Mestre Bimba, a maior autoridade no mundo sobre a Capoeira Regional. Médico de profissão, esteve ao lado do Mestre Bimba desde 1938, dispensando-lhe atenção filial, cuidados médicos, assessoramento em assuntos relacionados com a administração da Academia, estudo de novos golpes e contragolpes, e o estabelecimento de normas e regras destinadas ao aperfeiçoamento do ensino da luta. Em decorrência deste relacionamento, tinha o privilégio de ser o único detentor dos segredos e das manhas do Mestre. Escreveu vários livros sobre Capoeira, agrupados na Coleção São Salomão, editada por ele próprio.”.
            Duas pérolas de Dr. Decânio:

“A Capoeira parece um embate de corpos, mas é a junção dos corações.”

“Capoeira é uma palavra estranha, que se escreve com um "r" suave e se pratica com três "erres". O primeiro é o RITMO, o segundo o RITUAL e o terceiro é o RESPEITO; sem os quais não se joga e nem se ensina a Capoeira!”

10ª Roda da Madrugada

Roda de Capoeira em que os instrumentos começam a tocar à meia noite, sob a única regra de não poder parar até o primeiro raio de sol iluminar os jogadores.
            O evento gratuito conta ainda com apresentações de: Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Percussão, e com acompanhamento de frutas, churrasco e muita amizade.
A Roda da Madrugada chega à sua 10ª edição, e para comemorar em alto estilo esse ano será realizada na Praia da Vila. Situada na cidade de Imbituba, a praia considerada pelos nativos como berço do surfe catarinense é hoje sede de campeonatos internacionais. O canto da Praia tem paisagem deslumbrante: ao lado esquerdo, a trilha ecológica do Farol, excelente para a observação de baleias e contato com a fauna e flora exuberantes; atrás, o Porto de Imbituba; e à frente, assemelhando-se a uma cantiga de Capoeira, as ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora, que pela disposição geográfica ocasionam as belas ondas do local. Cenário perfeito para mais uma noite de exaltação à cultura negra.
Será na madrugada de sábado (11) para domingo (12/02/2012) e o lema é:

“Mais do que uma simples roda, é um tributo à natureza,
um desafio às qualidades físicas,
um louvor à ancestralidade da Capoeira.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário