terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 02 29

Oscar I: Histórias Cruzadas

A década de 1960 foi altamente turbulenta nas questões de busca por direitos civis. Enquanto no Brasil se instalaria a Ditadura Militar - e com ela a censura, os exílios e torturas – nos Estados Unidos, Malcom X e Marthin Luther King revolucionavam com a capacidade de influenciar os pensamentos e ações dos negros americanos.
É nessa mesma década que se passa o filme “Histórias Cruzadas”, o qual rendeu o Oscar 2012 a Octavia Spencer, quinta negra a ser considerada melhor atriz coadjuvante. Antes dela: Hattie McDaniel (“...E o Vento Levou”, 1940); Whoopi Goldberg (Ghost, 1991); Jennifer Hudson (Dreamgirls, 2007) e Mo’Nique (Preciosa, 2010).
Já como atriz principal, somente Halle Barry recebeu o Oscar (A Última Ceia, 2002).

Oscar II: Uma resposta óbvia

            Numa disputa entre apenas dois filmes, um que faz parte da cultura norte-americana (Muppets) e outro que narra uma história passada no Brasil (Rio), qual seria o vencedor do troféu de melhor canção original?

Carreteiro do Evandro

            Um pacote de batatas-fritas: esse foi o motivo do espancamento e dos xingamentos de cunho racista sofridos pelo Professor Evandro Brito, na Praia da Ferrugem, Garopaba - Grande Florianópolis, no dia 02 de fevereiro.
            Os amigos do Professor estão organizando um carreteiro para cobrir os custos do tratamento médico. O valor do ingresso solidário é, no mínimo, R$ 25,00. Será na sede do Bloco Baiacu de Alguém (Praia de Santo Antônio de Lisboa), às 11h do dia 11 de março. Contato: (48) 9900-4016 – Karine.

1808

            O livro 1808, de Laurentino Gomes, foi, durante muito tempo, o mais vendido no Brasil. Além de ser uma aula de história, traz dados muito interessantes sobre a escravidão, os quais passo a reproduzir na coluna a partir de semana que vem.


Dedicatória

            A coluna de hoje é dedicada ao meu amigo Claudio Bandeira, que no último final de semana arbitrou livremente por sair do convívio terreno e passar ao mundo espiritual. Deixa saudades na capoeiragem da Ilha. Luz, Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário