quarta-feira, 18 de abril de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 04 18

Momento mágico

Em 2006, estávamos em Petrópolis (RJ), em um evento do Mestre Vuê, quando mais uma vez presenciei a grandeza do Mestre João Pequeno de Pastinha. Era uma parte da programação em que os alunos poderiam fazer perguntas aos Mestres presentes. Eis que alguém pergunta ao capoeira mais vivido do Universo: - Mestre, como seria o mundo sem a Capoeira?
Não consigo transcrever de forma literal a resposta, mas o grande João Pequeno, antes de ser aplaudido de pé, disse algo como: - A palavra Capoeira vem dos vocábulos Indígenas (Tupy) “Caã” e “Puerá” que significam “mato rasteiro”, “mato que está crescendo”. O mundo sem mato crescendo é um agreste; um deserto sem vida. Capoeira é vida!
Considero essa pequena história também uma forma de homenagear aos Índios pela resistência em um País que insiste em excluí-los.

Regulamentação Quilombola - Decreto 4887/2003
Por Daiane Souza e Drielly Jardim (FCP)

A democracia brasileira está em processo e precisa ser aprimorada. Um dos caminhos para o seu aperfeiçoamento é a participação da comunidade negra no desenvolvimento do país em igualdade de condições e oportunidades, e nos resultados do progresso. Foi esta população a principal executora dos trabalhos de construção da sociedade brasileira nos mais diversos aspectos, mas que por décadas não foi enxergada como cidadã.
As lutas pelo acesso aos direitos são constantes, especialmente por parte das comunidades quilombolas e um dos principais avanços legais nesse sentido está prestes a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF): o Decreto 4887/2003. O documento define o que são quilombos e estabelece os procedimentos administrativos para a titulação de suas respectivas terras.
De acordo com Ubiratan Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), as comunidades remanescentes de quilombos estão entre as principais riquezas do país. São espaços de preservação da história e onde se projetam a identidade étnica e a solidariedade mútua, valores já não tão observados na grande sociedade.
            Em Biguaçu, existem locais carentes de estudos para a obtenção da titulação de comunidades quilombolas.

Próximas atividades

Nas comemorações de aniversário do município de Biguaçu, início de maio, a Associação Cultural Capoeira na Escola marcará presença com um estande em que serão oferecidos: acarajé; produtos de Capoeira e ainda disponibilizará às crianças acesso a jogos de vídeo específicos (Berimbau Hero, Capoeira Legends, Tekken). A meta é contribuir para a divulgação da cultura afro.