domingo, 9 de junho de 2013

Coluna Fala Capoeira - final



Fechando um ciclo

            Por conta de novas portas que se abrem, outras se fecham. A porta chamada “Coluna Fala Capoeira” se fecha hoje. Agradeço a leitura por esses vários anos e informo que continuo escrevendo, mas somente para atualizar o sitio capoeiranaescola.org.br
Aguardo a sua visita. Axé.

Edi Rock

            Um dos vocalistas do Racionais MC´s, Edi Rock, acaba de lançar disco solo. O título é “Contra Nós Ninguém Será” e conta com a participação de dezenas de artistas da música brasileira. Destaque também para a poesia de Sérgio Vaz encartada em poliéster no disco (abaixo).

Edi Rock II

            Recentemente, o cantor Lobão, no intuito de promover o seu próprio livro, saiu falando mal de muita gente, inclusive do grupo “Racionais”. A resposta de Edi Rock foi:
           
"A gente não é braço armado de ninguém, a não ser de nós mesmos.
Nosso partido político é o rap."
"A gente admirava o Lula pela trajetória que teve, saiu do nada e se transformou em Presidente. É como olhar para Obama, Malcolm X, Martin Luther King, é uma referência; mas longe de a gente ser braço armado de partido político."

Sérgio Vaz

            Depois de uma entrevista de Rosane Collor, ex-primeira dama do Brasil, ao programa Fantástico, em que declarou que Fernando Collor fazia rituais de magia negra, Sérgio Vaz publicou brilhantemente a seguinte poesia:

“Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina. Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brow, Thalma de Mreitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, Jam. Magia negra é dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinha duas pernas mágicas e negras. James Brow. Milton Santos é pura magia.
Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.
Michael Jackson e Jordan é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De, Robinho, Daiane dos Santos é magia negra. Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwin, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra. Magia negra é Malcon X, Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antônio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.
Eu faço magia negra quando danço Fundo de Quintal e Bob Marley. Cruz e Souza, Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espírito de Zumbi, Afro Koteban. É mestre Bimba, é Vai-Vai, é Mangueira, todas as escolas transformando quartas-feiras de cinza em alegria de primeira. Magia negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva. Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Tavares, João Mello.
Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo. Magia negra é o RAP, o Samba, o Blues, o Rock, Hip Hop de Africa bambaataa. Magia negra é magia que não acaba mais.
É isso e mais um monte de coisa que é magia negra. O resto é feitiço racista.”

Roda à tarde

            A roda do próximo sábado será no período vespertino, às 15h, na Praça Central de Biguaçu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário