segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atualização 2013 06 24

Jim Crow

Jim Crow foi um conjunto de Leis estabelecido nos Estados Unidos de 1876 a 1964. A contribuição de muitas igrejas brancas foi fundamental nas elaborações dessas leis e muitos teólogos e pastores brancos ensinavam nas igrejas que os negros foram amaldiçoados por Deus e estas leis eram da vontade divina.
Havia toda uma regra de condutas para serem obedecidas pela comunidade africana nos USA, entre elas: relações sexuais entre brancos e negros destruiriam a América Branca; se um homem negro estendesse a sua mão para ajudar uma mulher branca poderia ser acusado de estupro; e em hipótese alguma o negro poderia dizer que um branco estava mentindo; nunca falar que era mais inteligente que um branco, e era proibido mostrar afetividade em público. Um beijo entre um casal de negros era considerado violação da lei.
Somente com o movimento pelos Direitos Civis encabeçado por Martin Luther King é que as Leis Jim Crow foram derrubadas.

Du Bois

Willian Du Bois nasceu no dia 23 de fevereiro de 1868 nos EUA. Desde criança, demonstrou talento para a escrita, tendo inclusive trabalhado em um jornal local. No ano de 1884, formou se brilhantemente no 2º grau e em 1888 formou-se na Universidade de Nashville.
Como professor voluntário, dava aulas sobre História da África na periferia de Nashville. Em 1888, conseguiu entrar em uma das instituições de ensino mais conhecida do mundo – Harvard. Em 1895, tornou-se Doutor em História. Sua dissertação foi: “A supressão do comércio africano do escravo aos Estados Unidos da América, 1638-1870”, um trabalho exemplar até hoje. Sua vida e trabalho foram dedicados ao ensino da História do Negro e da África e a militância no Movimento Negro.
Em 1905, Du Bois fundou e secretariou o Movimento Negro de Niagara. Também ajudou a criar e editar várias publicações voltadas à formação da consciência negra Lua e Horizonte. Em 1909, foi um dos fundadores do NAACP – Associação Nacional para o Progresso das Pessoas Negras.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Du Bois lutou para criação de uma legislação anti-discriminação através da NAACP. Depois, em 1934, renunciou seu cargo na entidade para se dedicar à outra luta: a criação de escolas e empresas dirigidas por afro-americanos, apostando assim no empreendedorismo negro.
Entre os anos de 1919 a 1927, William, com o objetivo de incentivar uma revisão histórica e sociológica sobre a África, promoveu vários seminários em várias partes do mundo. Debateu sobre o colonialismo, alienação e opressão sofrida pelos povos africanos, seja em seu continente, seja como afrodescendentes.
Emigrou para Ghana em 1961 e iniciou sua pesquisa para a primeira Enciclopédia Africana. Além de professor, Du Bois foi poeta, escritor, novelista, ensaísta, sociólogo, historiador e jornalista, produzindo 21 livros, editando mais 15 e ele publicou mais de 100 artigos. Ele morreu em Ghana, no dia 27 de agosto de 1963, um dia antes da Grande Marcha de Washington, recebendo um funeral de chefe de Estado devido a sua contribuição aos povos africanos.
Foi uma das pedras fundamentais do Movimento Negro Internacional ao lado de Marcus Garvey e da metodologia do ensino da História do Negro e da África, nos currículos escolares, agora em vagarosa implantação no Brasil.

Frase

“A árvore frondosa e com frutos precisou do
estrume ao seu redor para ser o que é hoje.”