segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atualização 2013 06 24


Jim Crow

Jim Crow foi um conjunto de Leis estabelecido nos Estados Unidos de 1876 a 1964. A contribuição de muitas igrejas brancas foi fundamental nas elaborações dessas leis e muitos teólogos e pastores brancos ensinavam nas igrejas que os negros foram amaldiçoados por Deus e estas leis eram da vontade divina.
Havia toda uma regra de condutas para serem obedecidas pela comunidade africana nos USA, entre elas: relações sexuais entre brancos e negros destruiriam a América Branca; se um homem negro estendesse a sua mão para ajudar uma mulher branca poderia ser acusado de estupro; e em hipótese alguma o negro poderia dizer que um branco estava mentindo; nunca falar que era mais inteligente que um branco, e era proibido mostrar afetividade em público. Um beijo entre um casal de negros era considerado violação da lei.
Somente com o movimento pelos Direitos Civis encabeçado por Martin Luther King é que as Leis Jim Crow foram derrubadas. 

Du Bois

Willian Du Bois nasceu no dia 23 de fevereiro de 1868 nos EUA. Desde criança, demonstrou talento para a escrita, tendo inclusive trabalhado em um jornal local. No ano de 1884, formou se brilhantemente no 2º grau e em 1888 formou-se na Universidade de Nashville.
Como professor voluntário, dava aulas sobre História da África na periferia de Nashville. Em 1888, conseguiu entrar em uma das instituições de ensino mais conhecida do mundo – Harvard. Em 1895, tornou-se Doutor em História. Sua dissertação foi: “A supressão do comércio africano do escravo aos Estados Unidos da América, 1638-1870”, um trabalho exemplar até hoje. Sua vida e trabalho foram dedicados ao ensino da História do Negro e da África e a militância no Movimento Negro.
Em 1905, Du Bois fundou e secretariou o Movimento Negro de Niagara. Também ajudou a criar e editar várias publicações voltadas à formação da consciência negra Lua e Horizonte. Em 1909, foi um dos fundadores do NAACP – Associação Nacional para o Progresso das Pessoas Negras.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Du Bois lutou para criação de uma legislação anti-discriminação através da NAACP. Depois, em 1934, renunciou seu cargo na entidade para se dedicar à outra luta: a criação de escolas e empresas dirigidas por afro-americanos, apostando assim no empreendedorismo negro.
Entre os anos de 1919 a 1927, William, com o objetivo de incentivar uma revisão histórica e sociológica sobre a África, promoveu vários seminários em várias partes do mundo. Debateu sobre o colonialismo, alienação e opressão sofrida pelos povos africanos, seja em seu continente, seja como afrodescendentes.
Emigrou para Ghana em 1961 e iniciou sua pesquisa para a primeira Enciclopédia Africana. Além de professor, Du Bois foi poeta, escritor, novelista, ensaísta, sociólogo, historiador e jornalista, produzindo 21 livros, editando mais 15 e ele publicou mais de 100 artigos. Ele morreu em Ghana, no dia 27 de agosto de 1963, um dia antes da Grande Marcha de Washington, recebendo um funeral de chefe de Estado devido a sua contribuição aos povos africanos.
Foi uma das pedras fundamentais do Movimento Negro Internacional ao lado de Marcus Garvey e da metodologia do ensino da História do Negro e da África, nos currículos escolares, agora em vagarosa implantação no Brasil.

Frase

“A árvore frondosa e com frutos precisou do
estrume ao seu redor para ser o que é hoje.”

domingo, 16 de junho de 2013

Informações - 2013 06 16

Samba I: O Quintal do Pagodinho

            Em 2001, Zeca Pagodinho avalizou o trabalho de quinze de seus preferidos compositores por meio da produção de um disco cantado por eles e intitulado de “O Quintal do Pagodinho”. A produção foi de Rildo Hora, o mesmo produtor dos discos do Zeca.
            Para nós do Projeto Capoeira na Escola, que temos o Saci-Pererê como uma das nossas bandeiras de luta - contra o halloween e pela valorização da cultura brasileira -, vale destacar a música “Menino do Bambuzal”, composta por Alamir, Fernando Reza Forte e Antoniquim.
Clique na imagem do Saci para baixar a música.




Samba II: Alcione in Concert 360º

No projeto In Concert 360º o público assiste ao show sentado, em mesas e cadeiras numeradas que são dispostas em torno de um palco central para aproximar o público do artista, em um ambiente intimista e exclusivo.
Nesse formato, a cantora “Marrom” fará show em Florianópolis, no dia 09 de agosto, no “Devassa On Stage”.
 
Saúde aos nossos heróis

      O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela continua melhorando no hospital, mas ainda está em condição séria, durante sua recuperação de uma infecção pulmonar, disse neste domingo (16) o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma.
Mandela está hospitalizado desde oito de junho em um hospital de Pretória, uma das Capitais da África do Sul. Trata-se da quarta hospitalização em sete meses do homem considerado um símbolo mundial da paz e da luta contra o racismo.
No Brasil, Beth Carvalho pode deixar a UTI do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, já no início da próxima semana, e retornar para o quarto. Internada há sete meses com problemas na coluna, a sambista apresentou uma alteração no estado de saúde e teve que ser levada para a unidade intensiva na última quarta-feira, dia 12.
De acordo com o empresário da cantora, Afonso Carvalho, Beth passa bem e foi levada para a UTI por causa de uma febre. Ela seguirá internada sem previsão de alta.

Olhar Estrangeiro

            Olhar Estrangeiro é o nome de um quadro de um programa esportivo do Canal SPORTV. São pessoas de outros países dando depoimentos sobre diversos aspectos relacionados ao Brasil e a organização da Copa do Mundo.
Um desses depoimentos me chamou a atenção pela carga de inferiorização e estigmatização em relação à África do Sul. Dizia assim: “Se a África do Sul conseguiu organizar a Copa, obviamente que o Brasil conseguirá”.
O autor do depoimento esquece que bons e maus gestores existem em qualquer lugar do planeta, e que o sucesso da Copa depende apenas de boa gestão, independente do país em que ocorra.

Rebeldes das causas erradas

            Vinte centavos a mais na passagem é motivo para guerra urbana; Feliciano e Bolsonaro não. Criticar o gasto de dinheiro público em obras para a Copa do Mundo com vandalismo e depredação pode – aliás, o que deveria ter sido feito no início das obras e não agora -, mas muitos dos que criticaram assistiram ao show oferecido ao púbico depois do jogo de abertura.

            Eu não entendo.

domingo, 9 de junho de 2013

Coluna Fala Capoeira - final



Fechando um ciclo

            Por conta de novas portas que se abrem, outras se fecham. A porta chamada “Coluna Fala Capoeira” se fecha hoje. Agradeço a leitura por esses vários anos e informo que continuo escrevendo, mas somente para atualizar o sitio capoeiranaescola.org.br
Aguardo a sua visita. Axé.

Edi Rock

            Um dos vocalistas do Racionais MC´s, Edi Rock, acaba de lançar disco solo. O título é “Contra Nós Ninguém Será” e conta com a participação de dezenas de artistas da música brasileira. Destaque também para a poesia de Sérgio Vaz encartada em poliéster no disco (abaixo).

Edi Rock II

            Recentemente, o cantor Lobão, no intuito de promover o seu próprio livro, saiu falando mal de muita gente, inclusive do grupo “Racionais”. A resposta de Edi Rock foi:
           
"A gente não é braço armado de ninguém, a não ser de nós mesmos.
Nosso partido político é o rap."
"A gente admirava o Lula pela trajetória que teve, saiu do nada e se transformou em Presidente. É como olhar para Obama, Malcolm X, Martin Luther King, é uma referência; mas longe de a gente ser braço armado de partido político."

Sérgio Vaz

            Depois de uma entrevista de Rosane Collor, ex-primeira dama do Brasil, ao programa Fantástico, em que declarou que Fernando Collor fazia rituais de magia negra, Sérgio Vaz publicou brilhantemente a seguinte poesia:

“Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina. Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brow, Thalma de Mreitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, Jam. Magia negra é dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinha duas pernas mágicas e negras. James Brow. Milton Santos é pura magia.
Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.
Michael Jackson e Jordan é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De, Robinho, Daiane dos Santos é magia negra. Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwin, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra. Magia negra é Malcon X, Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antônio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.
Eu faço magia negra quando danço Fundo de Quintal e Bob Marley. Cruz e Souza, Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espírito de Zumbi, Afro Koteban. É mestre Bimba, é Vai-Vai, é Mangueira, todas as escolas transformando quartas-feiras de cinza em alegria de primeira. Magia negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva. Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Tavares, João Mello.
Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo. Magia negra é o RAP, o Samba, o Blues, o Rock, Hip Hop de Africa bambaataa. Magia negra é magia que não acaba mais.
É isso e mais um monte de coisa que é magia negra. O resto é feitiço racista.”

Roda à tarde

            A roda do próximo sábado será no período vespertino, às 15h, na Praça Central de Biguaçu.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 06 03

Arraiá da Capoeira

            O próximo objetivo do Projeto Capoeira na Escola é a realização da Festa Julina intitulada de “Arraiá da Capoeira”. Novamente, a festa será realizada na Associação dos Servidores Municipais de Biguaçu (ASMUB) no dia 12 de julho. Recreação; bingo; apresentações culturais; comidas típicas etc. farão a alegria dos presentes. Aguardem informações.

Iê 2013

            Na Bahia, Mestre Nenel está organizando o 2º Iê - Encontro Internacional de Capoeira Regional. Será na cidade de Salvador, de 20 a 25 de agosto.

Reunião com pais

            Na próxima quinta-feira, será realizada reunião com os pais dos alunos da ASMUB. A pauta será composta por: origem da Capoeira; currículo do professor; benefício da prática; Festa Julina; uniformes; outros eventos de 2013; e importância do apoio familiar.



Roda

A roda do próximo sábado será destinada aos adultos e acontecerá no Casarão Born, Centro de Biguaçu, às 19h.