quinta-feira, 30 de junho de 2016

Atualização 2016 06 30

Aniversário de Capoeira
Início dos anos 90: André, Getúlio, Banana, Mestre Pop, Tuti, Bacana e Abusado

Dia 30 de junho de 1989, numa academia minúscula no Bairro Procasa, recém inaugurada, eu (Tuti) e três amigos iniciamos a prática da Capoeira com Mestre Pop. Determinados movimentos para poderem ser feitos exigiam que dois dos alunos aguardassem do lado de fora olhando pela janela. A continuidade ali foi impossível por não ter as condições ideais para um bom aprendizado; então, passamos a treinar no SESC da Prainha-Fpolis.
De lá pra cá - em diversos locais de treino, eventos, rodas, viagens a uma infinidade de cidades etc. -, são vinte e sete anos de muitas alegrias, poucas tristezas e muito aprendizado. Agradeço a todos que fizeram parte de minha história até aqui.

Capoeira Olímpica?!

Nos anos em que acontecem os Jogos Olímpicos ressurgem as discussões sobre a inserção da Capoeira como esporte olímpico. Ainda mais agora que estamos às vésperas de uma Olimpíada ocorrer no Brasil. De todas as formas que eu posso, argumento sobre a diminuição da nossa Capoeira caso ela se torne olímpica e até rezo para que isso não aconteça. Como alguém poderá ser condecorado com a medalha de ouro sendo a Capoeira formada por diversos aspectos? Se depender de mim, ela permanece como está, muito bem, por sinal.
Alguns defensores da Capoeira Olímpica argumentam que a multidiversificação que a compõe está dilapidando o seu acervo cultural e que, caso não seja fortalecida a face esporte, a Capoeira definhará. Esquecem-se eles de que a "multidiversificação" é a verdadeira riqueza da Capoeira, e o que a fará definhar e criará outra manifestação é a sua esportivização única e exclusiva.
A Capoeira é, em sua essência, empírica, afina-se com o popular, com a cultura de rua, com os guetos e vielas. Eu estou em consonância com esse perfil mesmo tendo me infiltrado no meio acadêmico e conseguido alguns títulos. Portanto, tenho conhecimento de causa no empírico e no científico. Por isso, não consigo imaginar numa suposta disputa olímpica um capoeirista fazendo uma chamada aberta de frente (só quem é Capoeirista entende). Incomensurável sob qualquer aspecto.

Por: Mestre Tuti




Nenhum comentário:

Postar um comentário