quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Atualização 2018 09 19

Leão Marinho eterno
Por: Mestre Tuti

Nosso amigo Sidnei Lopes, conhecido na Capoeira como Leão Marinho, deixa saudades no dia de hoje. Tentando reviver um pouco de nossa amizade, lembrei-me de que, quando comecei a dar aulas de Capoeira na Apae de Biguaçu, em 2001, Sidnei só ficava olhando os treinamentos; enquanto eu, na mais pura ignorância (no sentido de não ter conhecimento, ou de achar que não tem), deixava passar despercebido um possível convite a ele. Eis que num treino mais descontraído, conduzi sua cadeira de rodas para o meio de um jogo e todos gostaram muito. Quando, finalmente, perguntei se ele gostaria de treinar, levei a 'rasteira': “- Você nunca me convidou!” .
            Com esse episódio, Leão Marinho me ensinou muito a acreditar na potencialidade das pessoas, independentemente das aparentes dificuldades que possam ter.
            Em 2007, Sidnei, Edenilson (Professor) e Viviane (Raposa) foram até a China competir na Special Olympiques representando o Brasil, trazendo várias medalhas na bagagem.
            Na Capoeira, por ter bastante força e habilidades motoras com os membros superiores, foi o meu primeiro aluno que desceu da cadeira de rodas no meio de um jogo de Capoeira, e com isso fez muitas lágrimas rolarem nas diversas apresentações e rodas que participou. Eu fico com a imagem de seu sorriso no rosto tendo como plano de fundo a plateia emocionada.
Condolências à família.

Semana Inclusiva - 2018

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis está acontecendo entre os dias 17 e 23 de setembro com uma intensa programação, em diferentes locais da capital. Ela nasceu de uma parceria do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e do Ministério do Trabalho por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC) com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais, públicas e privadas, que se uniram para promover um novo olhar para as pessoas com deficiência da Grande Florianópolis, quebrando barreiras, mudando conceitos e vencendo o preconceito.
Tudo começou com o “Dia D” idealizado em 2015 para promover e garantir a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho por empresas da região que se enquadravam no art. 93 da Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência.
No próximo dia 23 (domingo), acontecerá o encerramento da Semana Inclusiva 2018, no Parque de Coqueiros, a partir das 14h. A Associação Cultural Capoeira na Escola estará presente apresentando a Capoeira Inclusiva juntamente à Fundação Catarinense de Educação Especial.

Semana Cultural de Biguaçu
            Entre os dias 19 e 22 de setembro, a Prefeitura Municipal de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), promoverá a Semana Cultural 2018. O evento será realizado em parceria com a Academia de Letras de Biguaçu, com parte da arrecadação destinada à Escola de Educação Especial Leandro de Azevedo, a Apae do município. Fundada em 1990, a Apae de Biguaçu atende mais de 200 alunos, oferecendo serviços que promovem a inclusão.
            A entrada e as atrações culturais são gratuitas ao público. Dentro da programação, a Associação Cultural Capoeira na Escola fará apresentação na Praça Central de Biguaçu no próximo sábado (22/09), às 14h30.