quarta-feira, 30 de junho de 2021

Professora Jandira de Amorim

A Associação Cultural Capoeira na Escola faz questão de enaltecer a excelente ação proposta pelo Secretário de Educação de Biguaçu, Oscar Silva Neto, em nomear o novo Centro de Educação Infantil, em construção no Bairro Saudades, como homenagem à dona Jandira Faria de Amorim.

Para quem não a conhece, dona Jandira (em memória) dedicou a sua vida ao magistério no município e é mãe do sr. Carlinhos, parceiro de longa data do Projeto Capoeira na Escola, e avó dos capoeiristas Clone e Juninho.

É interessante destacar que a escola que ela foi a fundadora, em plena ditadura, a E.E.B. Maria de Lourdes Scherer - a qual possui aulas de Capoeira com o Contramestre Corcel – era, no século XIX, um barracão em que ficavam escravizados descendentes de africanos. A estrutura possuía escrita na fachada a palavra 'Saudades' e se tornou o nome da localidade, por sinal, o bairro com a maior população negra da Grande Florianópolis.

No dia em que completo 32 anos de Capoeira, interpreto esta informação como uma forma de reconhecimento a todos os docentes de Biguaçu.