terça-feira, 28 de junho de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 06 27

Droga lícita e o tráfico

No ultimo domingo, foi divulgada pela imprensa a ação do novo helicóptero da Receita Federal na fronteira Brasil/Paraguai. Em poucos minutos de reportagem foram mostrados diversos flagrantes, sendo a maioria de apreensões de cigarros contrabandeados.
A pergunta: O cigarro é uma droga lícita há muito tempo; então, por que ainda ocorre o tráfico?
Com a resposta, os defensores da descriminalização das drogas com o seu discurso furado para o fim do tráfico.

Filme I: Os Bebês

Está em cartaz o filme produzido na França chamado “Os Bebês”. São imagens impressionantes do dia-a-dia de quatro crianças nascidas em diferentes continentes. Durante um ano, as crianças foram flagradas em momentos surpreendentes revelando traços culturais ricos e estimulando a reflexão pelo respeito à diversidade. Em especial, as cenas com a criança de Namíbia mostram o relacionamento familiar de muito calor humano dos ancestrais da maior parte do povo brasileiro.
A Namíbia é um país fronteiriço com Angola, África do Sul e Oceano Atlântico, em que a taxa de natalidade é alta, mas a percentagem de indivíduos soropositivos atinge 15%, pelo que não se espera grande crescimento populacional nos próximos anos. A taxa de mortalidade infantil é de 7,2%, sendo a expectativa média de vida de apenas 39 anos.

Filme II: O Samba daqui

Lembrete: Dentro da programação da 10ª Mostra de Cinema Infantil, que acontece no Teatro Pedro Ivo Campos (Centro Administrativo do Governo do Estado), está o curta-metragem “O samba daqui”. O filme, que descreve as aventuras de duas crianças envoltas por diferentes manifestações da cultura popular, conta com a participação do Projeto Capoeira na Escola e será exibido às 16h do próximo sábado. A entrada é gratuita.

Corda Crua e Roxa

A corda Crua e Roxa é a última graduação infantil do Projeto Capoeira na Escola. Poucos conseguiram chegar nesse estágio tendo em vista que é preciso começar muito cedo na Capoeira para que não passe dos quinze anos e onze meses de idade (máximo para graduação infantil).
Além disso, é necessário ter as qualidades: técnica; tática; física; teórica e de ritmo. Assim, registro a satisfação de termos outorgado a corda Crua e Roxa ao aluno Lucas Maneca, por satisfazer todos os requisitos necessários a tal graduação. Parabéns!

Dedicatória

Assim como a roda realizada em 22/06/2011, no Centro de Artes Marciais (CAM), esta coluna é dedicada a Leonardo Worner Leite, que aos dezenove anos deixa o convívio em matéria com familiares e amigos para jogar Capoeira em outros planos. Axé, Léo!

Um comentário:

1. Droga lícita e o tráfico: na verdade, o nome correto seria contrabando, já que a intenção é burlar os altos impostos cobrados sobre o cigarro, o que torna o comércio desta droga mais lucrativo.
    Quanto a descriminalização, há casos e casos: países onde a descriminalização deu certo e países onde uma legislação ainda mais rígida também obteve bons resultados. Tudo depende da cultura do país e seus cidadãos. Para o Brasil, acredito que ainda não é tempo de descriminalizar.
    Abraços.