terça-feira, 3 de julho de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 07 04

Subindo a Ladeira

Juntamente com apresentações de Capoeira feitas por alunos das comunidades e educadores, aproximadamente uma tonelada de alimento não perecível, brinquedos e agasalhos, foram distribuídos no último final de semana em mais uma etapa do Projeto Subindo a Ladeira. A ação da Associação Cultural Capoeira na Escola teve início no ano 2000 e já passou por dezenas de morros, comunidades e instituições. Inclusive, foi depois de uma etapa na Escola Especial Leandro de Azevedo (2001) que surgiu a ideia de aplicação de aulas de Capoeira na APAE - Biguaçu.
            Agradecemos a todos que apoiaram com doações, em especial à Fundação Nova Vida.

Destaques

No último domingo (01/07), o Instituto Liberdade (Marcos Canetta e Moita) realizou a 20ª edição dos Destaques da Raça Negra, no Restaurante Praça 11, São José. O evento pode ser considerado uma aula de história que esse ano teve como professores: o Grupo Número Baixo, tocando os sambas da melhor qualidade; o Projeto Capoeira na Escola, com uma roda de Capoeira muito bem fundamentada; e o Mestre de Cerimônia, Marcos Canetta, que somando o seu aos discursos enfáticos dos homenageados proporcionaram muita emoção aos presentes.

Cotas na UFSC

Um dos homenageados no evento descrito na nota anterior foi o Professor Marcelo Tragtenberg, grande batalhador pela implementação das Políticas de Ações Afirmativas da UFSC.
Tragtenberg coroou a premiação com a informação de que as Cotas na UFSC serão mantidas no mesmo formato por mais cinco anos, aliviando desta forma uma preocupação recente do Movimento Negro devido ao fato da mudança do quadro de Reitoria daquela Universidade e da expiração do prazo inicial de iguais cinco anos das Cotas.

Próximas atividades

14/07: Arraiá da Capoeira, às 19h30 – ASMUB (Biguaçu)
21/07: Noite do Conto, às 19h30 – Casarão Born (Biguaçu)
23/07: Apresentação da Coreografia: “Ponte África – Brasil” no “Festival de Dança de Joinville”, às 16h.