terça-feira, 10 de julho de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 07 11

“Arraiá” da Capoeira

Lá em Salvador (BA), Mestre Bimba organizava a “Fogueira de Bimba”, tradição perpetuada hoje pelo seu filho, Mestre Nenel, que consta de uma confraternização entre os praticantes de Capoeira, familiares e amigos com direito a roda de capoeira, samba-de-roda, comidas típicas etc..
            Nós, do Projeto Capoeira na Escola, mesmo antes de conhecer a tradição citada acima, já realizávamos a nossa Festa Junina, e que agora passa a ter um impulso a mais por causa dessa mesma citação, já que Mestre Bimba é referência de trabalho para todos os capoeiristas.
            Este ano, o “Arraiá” da Capoeira será realizado na Associação dos Servidores Municipais de Biguaçu (ASMUB), no dia 14 de julho (sábado), a partir de 19h30min. Haverá comidas típicas; bingo; quadrilha; puxada de rede; capoeira e, ainda, diversas brincadeiras para as crianças. Entrada livre.

Monografia

O Instrutor Clone – Gustavo Amorim - apresentou no último dia 06 a monografia para conclusão do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O texto com o título “Entre o Berimbau e o Caderno, a Capoeira como Instrumento de Formação” descreveu sobre o caminho percorrido pela Capoeira da perseguição pelo poder público passando ao reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Brasil e chegando à opção de alguns grupos em utilizar a Capoeira como ferramenta de inclusão através da constituição de Organizações Sociais.

COPENE

De 16 a 20 de julho acontecerá o VII COPENE, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Este ano, o Congresso tem como tema “Os Desafios da Luta Antirracista no Século XXI”, e a principal intenção é apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidade, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas do poder público.
            O Projeto Capoeira na Escola fará parte da programação do VII COPENE através de uma apresentação cultural no dia 17/07 (3ª), às 15h30min. Todo o Congresso terá a transmissão ao vivo pela empresa Dudu na Festa.
Mais informações no sítio: http://www.abpn.org.br/copene

Iluminada

"As pessoas boas merecem o nosso amor. As pessoas ruins precisam dele."

Madre Tereza de Calcutá