terça-feira, 17 de julho de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 07 18

Noite do Conto I

            Sentir-se como um Griot: essa é a proposta da Noite do Conto. Mas, o que é um Griot? É uma expressão que designa o ‘contador de história’, o guardião da memória responsável pela transmissão, de forma oral, de conhecimentos ancestrais dos povos tribais africanos; sendo, assim, de muita relevância para a integração entre jovens e adultos.
            Valem duas citações para entendermos a importância da História Oral. A primeira é a de que a escrita tem aproximadamente quatro mil anos, enquanto a História Oral, quinze mil anos. A segunda é a fala de Amadou HampatêBá, um tradicionalista africano: “Cada velho que morre é uma biblioteca que desaparece”.

Noite do Conto II
           
Segundo Marilene Melo: “Contar e ouvir histórias são formas de manter a socialização entre os indivíduos, compartilhando experiências. O poder de usar a palavra nos possibilita fazer a tarefa do Griot, ouvindo a voz do outro, aprendendo e repassando saberes, reconstruindo histórias, recriando enredos; seremos os portadores das vozes guardadas no passado mais recente, do momento de aculturação da história do povo africano.”.
Dessa forma, não visando somente finais felizes e nem imposição de valores morais por parte dos contadores, a Associação Cultural Capoeira na Escola promoverá a “Noite do Conto”.
Será no próximo sábado, às 19h30, no Casarão Born, Centro de Biguaçu. Sinta-se um Griot e participe da “Noite do Conto”!

Noite do Conto III

            Como forma de garantir um bom andamento do evento, sugerimos alguns procedimentos:
- os temas e formas de expressão são livres e vão de comentários sobre uma música escolhida; sobre a origem de seu nome; contar uma lenda ou história de ninar ouvida quando criança; contos africanos etc.;
- evitar histórias usuais em correios eletrônicos (correntes; ficções virtuais e lendas urbanas); e
- programar para que a sua história não passe de sete minutos, já que haverá várias pessoas aguardando a vez.

Festival de Dança de Joinville

            Na próxima segunda-feira (23/07), a Associação Capoeira na Escola fará a tão aguardada apresentação da Coreografia “Ponte África-Brasil” no maior evento de dança do Brasil, o Festival de Dança de Joinville.
            A coreografia está postada no sítio: www.capoeiranaescola.org.br

“Arraiá” da Capoeira

            O “Arraiá” da Capoeira foi um sucesso. Cerca de quinhentas pessoas puderam saborear as comidas típicas, assistir às apresentações culturais e concorrer aos excelentes prêmios do Bingo.
Muitas empresas apoiaram e foram agradecidas de viva-voz no dia do “Arraiá”; assim mesmo, segue o reforço de agradecimento para as seguintes empresas e poder público: Prefeitura Municipal de Biguaçu; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; ASMUB; Fundação Nova Vida; Dimare – Móveis Planejados; Box do Tarzan; Panificadoras: Martins, Marilu e Expedito; Supermercados: Angeloni, Tatiane, Yang, Copal, Mercocentro; Sulcatarinense; Restaurante Vitória Régia; Dudu na Festa; Floricultura Biguaçu; toda a comunidade do entorno da ASMUB e integrantes do Projeto Capoeira na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário